Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mar agitado do Sul ao Nordeste

20/07/2015 às 14:59
por Josélia Pegorim

 

Um sistema de baixa pressão se intensifica na madrugada do dia 21 de julho na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina formando um novo ciclone extratropical na costa Sul do Brasil.

O sistema desloca-se rapidamente para alto-mar, afastando-se do Brasil, mas os ventos fortes gerados por este ciclone vão deixar o mar agitado. Um forte swell será formado por causa deste ciclone extratropical espalhando grandes ondas no decorrer desta semana no mar do Sul, do Sudeste e do Nordeste.

Além desse ciclone extratropical, os ventos moderados e constantes gerados por um grande e forte anticiclone (alta pressão) que está sobre ao largo da costa da Região Sudeste vai ajudar a manter o mar alto.

 

Confira a previsão da altura das ondas para esta semana

Região Sul:

Terça 21 de julho

- o mar sobe rapidamente e fica agitado no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral centro-sul de Santa Catarina, com ondas de até 3 metros no decorrer da tarde e à noite. Risco de ressaca. No Paraná, as ondas chegam a 1,5 metros até a noite

Quarta 22 julho

- Mar muito agitado e ressaca. As ondas ainda chegam a 3 metros no litoral gaúcho e no litoral de Santa Catarina, diminuindo ao longo do dia. No litoral do Paraná, ondas entre 2,0 e 2,5 metros. Risco de ressaca na madrugada e manhã.

Quinta 23 julho

- as ondas já diminuem bastante ao longo do dia no litoral de toda a Região Sul.

 

Região Sudeste

Terça 21 de julho

- não há agitação no Sudeste. Ondas com no máximo 1,0 metro em São Paulo

Quarta 22 de julho

- No litoral de São Paulo, o mar sobe ao longo do dia e as ondas alcançam os 2,5 metros até a noite. Há risco de ressaca. No litoral sul do Rio de Janeiro e na região da cidade do Rio, o mar também sobe ao longo do dia e ondas entre até 2,5 metros até a noite. Risco de ressaca

Nas outras áreas do litoral fluminense e no litoral do Espírito Santo, não ocorre elevação das ondas por enquanto.

Quinta 23 de julho

- no litoral de São Paulo, há risco de ressaca com ondas de 2,5 a 3,0 metros na madrugada e manhã. As ondas diminuem lentamente até a noite.

No litoral do Rio de Janeiro, há risco de ressaca ao longo do dia e o mar fica bastante agitado, com ondas em torno de 3,0 metros.

No litoral do Espírito Santo, o mar fica agitado o dia todo com ondas de 1,5 a 2,0 metros.

Sexta 24 de julho

- as ondas diminuem bastante no litoral paulista, mas ainda atingem 2,5 metros no litoral do Estado do Rio de Janeiro. No litoral do Espírito Santo, as ondas ficam em torno de 2,5 metros.

O mar baixa no decorrer do dia 25 de julho no Sudeste

 

 

Região Nordeste

Terça 21 de julho

- não há agitação marítima. Ondas com no máximo 1,0 metro em toda a costa

Quarta 22 de julho

- não há agitação marítima. Ondas com no máximo 1,0 metro em toda a costa

Quinta 23 de julho

- o mar fica agitado no decorrer do dia no litoral da Bahia; as ondas de 1,5 a 2,0 metros no litoral sul baiano

Sexta 24 de julho

- mar sobe rapidamente e fica agitado em toda a costa leste do Nordeste: ondas de 1,5 a 2,0 metros nas praias entre o sul da Bahia e Pernambuco, chegando aos 3,0 metros em mar aberto.

Sábado 25 de julho

- mar agitado com ondas de 1,5 a 1,0 metros em toda a costa leste do Nordeste, do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte.

 

Ache a sua tribo e a sua onda no Climasurf