ESPECIAL INVERNO 2017

5 dicas para manter-se revigorado no frio

01/09/2017 às 12:27
por Maira Di Giaimo
Atualizado 01/09/2017 às 12:41

Oferecimento

O inverno é a época com maior incidência de crises respiratórias e doenças como gripes e resfriados. O tempo seco e as frequentes ondas de frio, comuns no centro-sul do país, podem afetar nossa saúde. Além disso, é nesse período que as pessoas ficam mais desanimadas para praticar atividades físicas! E ainda dá aquela vontade de comer chocolate...

 

Foto: Shutterstock

 

Apesar das características da estação impactarem a saúde, especialmente no caso de crianças e idosos, é possível se manter revigorado e saudável no frio seguindo algumas dicas simples e tomando precauções! Veja nossas dicas!

 

 

A diminuição da sede, comum no frio, não reduz a necessidade de beber água ou líquidos. A quantidade média indicada diariamente é de cerca de 2 litros, independentemente da época do ano. Bebidas como o chá verde podem colaborar para a hidratação.

 

 

Que um prato bem colorido é sinônimo de saúde, todo mundo sabe, mas no inverno é bom caprichar ainda mais nas proteínasque fortalecem o sistema imunológico e nos nutrientes!

 

O uso de protetor solar, por exemplo, não se limita ao verão. A emissão de raios ultravioletas ocorre durante todo o ano, tornando importante  uso de filtro solar também no frio para a prevenção de lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele,  além de câncer de pele.

 

Não deixe o frio te desaminar! A prática de atividades físicas é essencial para manter-se revigorado. Além disso, o exercício mantém o corpo aquecido por mais tempo, evitando acúmulo de secreções na face e no pulmão e beneficiando quem tem rinite, asma, sinusite ou bronquite.

 

 

O estresse do dia a dia pode prejudicar nossa imunidade, tornando o contágio de gripes e resfriados mais fácil. Portanto, procure relaxar!

 

 

Se mesmo com esses cuidados a gripe, o resfriado ou as crises alérgicas te pegarem, tenha por perto medicamentos que aliviem sintomas como febre, coriza, dores no corpo, tosse ou mal estar. Se os sintomas persistirem, não deixe de consultar o médico!

 

FASES DA LUA

  • Nova
    20/09
  • Crescente
    27/09
  • Cheia
    06/09
  • Minguante
    13/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03