Seca e temporais provocam estragos nos EUA

04/08/2015 às 14:40
por César Soares

Atualizado 04/08/2015 às 18:48

Oferecimento
Área do festival Lollapalooza em Chicago teve de ser evacuada

Tanto a seca quanto os temporais estão provocando desastres nos Estados Unidos. Na costa oeste, o destaque fica para a Califórnia que sofre com as queimadas, e para áreas do leste os temporais e até a presença de tornados.

Segundo informações das agências de notícias internacionais mais de 9 mil bombeiros tentam combater o fogo na Califórnia desde o domingo (02). A região passa por uma seca histórica que favorece a propagação do fogo. Milhares de pessoas foram retiradas de suas residências.

 

Fotos Públicas: Nadine White

 

O vento de Santa Ana também auxilia no espalhamento do fogo pela Califórnia por se tratar de um vento seco e quente.

 

Saiba mais em: 10 ventos especiais

 

No leste dos Estados Unidos também houve a remoção de milhares de pessoas, mas por conta da chuva. Os temporais provocaram alagamentos na Flórida e famílias tiveram de ser removidas.

A área do festival Lollapalooza em Chicago teve de ser evacuada devido os temporais e os tornados que atingiram os Estados de Illinois e Indiana. Foi confirmado pelas agências de notícias internacionais a morte de uma pessoa. 

 

Situação meteorológica

A costa oeste americana está sob influência de um grande sistema de alta pressão atmosférica no oceano que provoca um bloqueio para o avanço de ciclones extratropicais e frentes frias. Já nas áreas do leste a circulação de umidade vinda do mar, passagem de frentes frias por áreas muito aquecidas e presença de sistemas de baixa pressão atmosférica são responsáveis pelos temporais.