Ar seco e quente no Brasil

09/08/2015 às 15:08
por Aline Tochio

Atualizado 09/08/2015 às 15:11

Oferecimento
Forte calor e ar muito seco continuam em destaque nessa semana

Uma grande e forte massa de ar seco ganhou força no Brasil no fim de julho e vem atuando na maior parte do País desde então, garantindo dias ensolarados e com temperaturas muito acima da média de agosto. O calor tem sido intenso principalmente entre o Norte e o Centro-Oeste, onde as máximas facilmente passam de 35ºC. Algumas cidades entre o norte do Mato Grosso e o sul do Maranhão chegaram a 40ºC mais de uma vez nesta última semana.

 

Neste domingo não foi diferente. Com as instabilidades bloqueadas entre Argentina e Uruguai, as massas polares não estão conseguindo chegar para trazer alívio do calor. Muitas cidades, desde o Rio Grande do Sul até as regiões Norte e Nordeste, registraram calor acima de 30ºC e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Apenas a faixa leste entre Rio De Janeiro e Rio Grande do Norte é que tiveram um dia mais fresco, devido à entrada de umidade e de nuvens, ocasionada por um grande sistema de alta pressão no oceano. Na imagem de satélite abaixo é possível ver a diferente entre as áreas com mais umidade e com ar mais quente e seco.

 

 

 

Ao longo desta semana as notícias não são muito animadoras. Duas frentes frias vão ficar passar novamente pela Argentina e Uruguai (levando mais chuva para os dois Países), mas apenas uma deve entrar no Rio Grande do Sul no final da semana. No restante do Brasil quem vai ditar as regras ainda será o ar quente seco. Dessa forma, muitas áreas vão caminhando para o fim da primeira quinzena de agosto sem registro de chuva. Confira no mapa abaixo a previsão de chuva para os próximos dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%