Região Sul em alerta para temporais

24/09/2015 às 11:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/09/2015 às 18:47

Oferecimento
Ventos passaram de 100 km/h no RS

Granizo e ventos de 100 km/h no RS

Os temporais retornaram sobre o Rio Grande do Sul com muita chuva, ventania e até granizo. Em Rio Grande, no sul do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou duas rajadas de vento com 108 km/h às 23 horas de quarta-feira (23) e à meia-noite. Houve queda de granizo enormes.

 

 


 

 

O volume de chuva entre 10 horas do dia 23 e 10 horas do dia 24 de setembro superava os 70 mm.

 

 

 

Na madrugada e manhã, a chuva mais intensa se concentrou sobre o centro, sul e leste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a chuva caía moderada a forte na manhã desta quinta-feira.

 

 

 

Sexta-feira com temporais

Nuvens muito carregadas voltaram a se formar sobre o Rio Grande do Sul por causa da acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina, que já vinha sendo esperada para esta quinta-feira. A queda da pressão do ar e a circulação dos ventos em diversos níveis a atmosfera provocam a intensificação e expansão da instabilidade sobre o Estado e todo o Sul do Brasil.

 

 

Nesta sexta-feira, esta situação ainda será observada e quase todo o Sul do Brasil terá um dia marcado por nuvens densas e temporais. Mas já não deve chover sobre o sul do Rio Grande do Sul e em áreas centrais e no leste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre, a chuva deve diminuir no decorrer do dia.

No fim de semana, as áreas de instabilidade devem se concentrar sobre o Paraná e sobre Santa Catarina. Os dois estados devem sofrer com tempestades. Além de chuva forte, há risco de granizo e ventania.

 

Confira a previsão para a Região Sul nos próximos dias

 

O mapa mostra o volume de chuva estimado para o Sul do Brasil que poderá ser acumulado nos próximos cinco dias.  Os tons de verde mais escuro representam volumes acima de 100 mmm em cinco dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%