Chuva no BR continua

03/11/2015 às 15:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Análise da chuva no BR para 15 dias

A última semana de outubro foi marcada por chuva frequentes e volumosas sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste. Uma frente fria chegou ao sul da Bahia e causou um grande aumento de nuvens e chuva em várias áreas do interior do estado. Mesmo assim, o balanço geral de outubro foi de menos chuva do que a média normal em quase todo o país.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva sobre o Brasil em outubro de 2015. Os tons de azul representam chuva acima do normal e os tons em laranja, chuva abaixo do normal. A chuva de outubro de 2015 bateu recordes históricos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

 

 

 

Novembro começou com multa umidade e nuvens sobre a maior parte do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte. Entre os dias 4 e 7 de novembro, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) atua sobre o Nordeste e parte do Norte e uma nova frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste. Na semana que vem, um sistema de baixa pressão ajuda a formar mais nuvens em parte do Sudeste. No começo da segunda quinzena de novembro, uma frente fria deve chegar ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim analisa a distribuição da chuva sobre o Brasil para os próximos 15 dias, até o dia 17 de novembro.