Rio de Janeiro ainda tem chuva nesta terça

29/02/2016 às 22:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/03/2016 às 09:24

Oferecimento
Chuva de um mês caiu em uma tarde

A cidade do Rio De Janeiro amanheceu nublada nesta terça-feira, após a chuva muito forte de ontem que deixou muitas áreas alagadas. A capital fluminense completa hoje 451 anos e as comemorações vão acontecer com céu nublado e alto risco de chuva.

No decorrer desta terça-feira, não há expectativa de chuva prolongada e tão volumosa como ontem, mas em alguns momentos ainda poderá chover com moderada intensidade.

A temperatura fica amena o dia todo e hoje a cidade do Rio de Janeiro poderá ter uma das tardes mais frescas do ano até agora.

 Os volumes de chuva muito elevados que caíram ontem por todas as regiões fluminenses deixaram o solo e morros encharcados . Mesmo com a volta de períodos com sol a partir da quarta-feira, o risco de chuva permanece alto durante toda a semana.

 

Aniversário com temperatura amena

A cidade do Rio de Janeiro faz aniversário nesta terça-feira, 1 de março, e completa 451 anos. A passagem de uma frente fria trouxe o temporal, mas também o alívio do calorão. A capital fluminense passa o aniversário com temperatura amena, predomínio de céu nublado e chuva.

As altas temperaturas, o calor constante, marcaram o mês de fevereiro no Rio de Janeiro. Não foi o fevereiro mais quente, mas o termômetro marcou menos de 33°C à tarde em apenas três dias.

A temperatura chegou aos 40,6°C no dia 10 de fevereiro, que é a maior de 2016 até agora. No doa 9 fez 40,2°C.

 

O Rio teve mais temporais em 2016?

Sim, mas não foi por causa do calor do El Niño e nem de aquecimento global.

Os meses de janeiro e fevereiro de 2015 e 2014 foram fortemente influenciados por bloqueios oceânicos-atmosféricos que deixaram uma massa de ar seco (sistema de alta pressão atmosférica) atuando com muita força e por um longo período sobre o estado do Rio de Janeiro. As frentes frias não conseguiam chegar ao Rio de Janeiro e menor disponibilidade de umidade no ar dificultou a formação das grandes nuvens que provocam os temporais. A alta pressão atmosférica inibiu o crescimento das nuvens.

O verão de 2016 está sendo sem bloqueio e com condições muito mais próximas de um verão normal. Temporais e dias de calorão no Rio de Janeiro são comuns nesta época.

 

Temporal em 21/02/16

 

 

Alagamento no Grande Méier em 29/02/16

 

 

Chuva de um mês em uma tarde

A cidade do Rio de Janeiro recebeu numa tarde o equivalente à chuva de um mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no período entre 2002 e 2015, a média de chuva para fevereiro na região da Saúde, onde são feitas as medições regulares, foi de 83 mm.

Choveu esta quantidade, ou mais, de forma generalizada no decorrer da segunda-feira, 29 de fevereiro. Parte das nuvens carregadas que se espalharam sobre o Grande Rio, e todo o estado do Rio de Janeiro, veio de áreas de instabilidade que já haviam provocado tempestades ainda mais volumosas sobre o litoral de São Paulo. A temperatura da água do mar acima do normal, a baixa pressão atmosférica e o impacto com o ar frio trazido por uma frente fria formaram as nuvens de temporal.

 Chuva em Deodoro na tarde de 29/02/16

 

 

Em Silva Jardim, no interior do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 161,4 mm acumulados entre 21 horas do dia 28 e 21 horas de 29 de fevereiro, mas praticamente toda a chuva caiu na tarde do dia 29. Entre 14h e 15 choveu cerca de 76 mm, o tecnicamente é um volume de chuva extremo para um curto período de tempo e pouco comum, em qualquer lugar, em qualquer época do ano

Confira os maiores volumes de chuva sobre a cidade do Rio de Janeiro

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%