Amanhecer gelado no Sul

29/04/2016 às 09:40
por Angela Ruiz

Atualizado 29/04/2016 às 11:03

Oferecimento
Temperatura fica abaixo de zero

O avanço de uma massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil ainda é intenso. O dia começou frio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, inclusive com formação de geada em algumas localidades destes estados. Várias cidades registraram nas primeiras horas da manhã temperaturas abaixo de zero grau.

 

No Rio Grande do Sul o frio derrubou as temperaturas nesta manhã. Às 08 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 0°C em São José dos Ausentes e -1,8°C em Bom Jardim da Serra. Em Caçador, foi registrado -0,5°C e em Lages, -0,3°C. Na cidade de General Carneiro, o termômetro baixou para 0,2°C. Várias outras cidades começaram o dia com temperaturas abaixo de 10ºC.

Confira imagens da geada em São Joaquim do amanhecer desta sexta-feira (29):

 

 






Mais ar polar

Um segundo centro de ar polar (A2), também forte, era observado nesta última quinta-feira no sul da Argentina. Esta nova massa polar também avança em direção ao centro-norte da Argentina e dará um reforço à forte massa polar (A1) que já domina o Brasil. Isto vai prolongar a atuação do ar polar sobre o país.  A diminuição do frio só deve realmente ocorrer no fim da próxima semana.

 

Daqui para frente, outras massas polares vão chegar ao Brasil, nem sempre fortes e grandes como esta e nem sempre continentais.

O importante é que não há mais expectativa de que o bloqueio volte. Então, o calorão não vai voltar mais. Mas é preciso entender que a atmosfera nunca para, o movimento do ar é contínuo. Assim, o ar frio intenso aos poucos se mistura com um ar mais quente e naturalmente se aquece. É o que vai acontecer a partir do dia 30 de abril. Esta forte massa polar já estará menos fria e nos primeiros dias de maio, o centro-sul do Brasil já não estará gelado como nestes últimos dias de abril.

 

O calorão descomunal de abril não volta, mas ainda teremos neste outono tardes quentes em muitas áreas do Sul e do Sudeste.