Chuva e queda de temperatura no Sul

05/07/2016 às 20:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar e ciclone extratropical influenciam a Região

 

Uma grande quantidade de nuvens se espalhou sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira, mas a chuva ficou concentrada sobre o sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, onde choveu forte. No Chuí, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 72 mm entre 19 horas do dia 4 e 19 horas de 5 de julho. No mesmo período choveu quase 50 mm em Jaguarão e 41 mm em Quaraí. Mas a maioria das áreas da Região ficou cheia de nuvens altas durante a terça-feira, mas não teve chuva.

Na imagem de satélite, a nebulosidade alta aparece como manchas em tons de verde e amarelo. As nuvens mais carregadas, com chuva, são as manchas em tons de azul claro no sul do Rio Grande do Sul.

 

 

Nesta quarta-feira, a frente fria avança pelo mar e chega ao litoral paulista. As áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul e as nuvens mais carregadas se formam também em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Pode chover com moderada intensidade.

 

As nuvens altas proporcionaram belas cores no céu, como no amanhecer de Foz do Iguaçu

 

 

Vento forte

A passagem de nuvens carregadas, a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul e a entrada de uma nova massa de ar polar podem provocar fortes rajadas de vento nos três estados da Região Sul. As rajadas mais intensas podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.

 

Agricultor, tenha mais informações sobre o tempo e o clima no Agroclima

 

Temperatura em declínio

Com o aumento da nebulosidade, a chuva e a entrada de uma nova massa de ar polar, a temperatura volta a baixar na Região Sul, depois de alguns dias de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia ainda registrou temperaturas máximas de 28°C a 30°C nesta terça-feira. A queda da temperatura já começa a ser sentida na tarde e noite desta quarta-feira, mas o frio virá com força na quinta e sexta-feira, 8 de julho. O centro de uma nova massa polar passará sobre o Sul do Brasil. O centro de uma massa polar é a região onde o frio é mais intenso. Pode gear.

 

Confira diariamente a previsão para a Região Sul.