Violento tufão passa sobre Taiwan em 48h

06/07/2016 às 14:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/07/2016 às 15:24

Oferecimento
Ventos passam dos 200 km/h e evacuações já começaram

Nepartak é nome de um poderoso tufão que se formou nas últimas 48 horas no oceano Pacífico noroeste e ruma para Taiwan, devendo passar exatamente sobre a ilha entre a tarde desta quinta-feira, 7, e a manhã de 8 de julho, sexta-feira, e depois avançar sobre território chinês.

As agências internacionais de notícia já divulgaram que o governo de Taiwan entrou em alerta total nesta quarta-feira e já mobilizou milhares de soldados do exército para ajudar nos trabalhos de ajuda à população, diante da proximidade do tufão.

A população já estava sendo retirada das áreas de risco por causa da chuva torrencial e da ventania associada com a passagem do tufão. Deslizamentos de terra e inundações pelo país são esperadas nas próximas 48 horas.

 

 

 

O tufão Nepartak vem sendo monitorado desde o fim de semana passado, quando ainda era uma tempestade tropical. A Agência Meteorológica do Japão, JMA na sigla em inglês, principal responsável pelo monitoramento de sistemas de tempo severo nesta região do Pacífico, elevou Nepartak para tufão no dia 5 de julho. Este é o primeiro sistema de tempo severo em 2016 na porção noroeste do oceano Pacífico e está sendo considerado um tufão violento, um super tufão.

 

 

 

Na análise técnica de 15 UTC, meio-dia em Brasília, a JMA ainda avaliava Nepartak como um tufão violento que continuava a se deslocar para Taiwan com velocidade de 30 km/h.

A baixa pressão do tufão estava com valor mínimo de 900 hPa, mas com possibilidade de baixar um pouco mais até a madrugada desta quinta-feira. Quanto mais baixa a pressão atmosférica no centro do tufão, mais intensos são os ventos gerados por ele.

 

 

Às 15 UTC, meio-dia em Brasília, os ventos constantes de Nepartak foram estimados em cerca de 212 km/h, mas com rajadas que poderiam chegar aos 305 km/h. O tufão poderá ganhar um pouco mais de força nesta quinta-feira aumentando seus ventos constantes para cerca de 220 km/h.

A trajetória de deslocamento de Nepartak prevê que o sistema toque o território Chinês durante o dia 8 de julho, em algum ponto do litoral da província de Fujian.

 

Ainda segundo a JMA, são esperadas ondas de 10 a 12 metros na costa de Taiwan entre os dias 06 e 07 de julho.

 

2015 teve recorde de tufões e de furacões intensos

 

Como se formam os furacões e tufões?

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%