Há condições para geada em SP, MG e RJ

08/07/2016 às 15:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/07/2016 às 16:43

Oferecimento
Algumas áreas do Sudeste vão esfriar mais

 O ar frio influencia o Sudeste do Brasil no fim de semana, mas isto não significa que toda a Região vai esfriar mais. Em algumas áreas o frio aumenta, em outras a temperatura sobe e em parte da Região, a temperatura não terá grande mudança.

A tendência da temperatura depende do posicionamento do centro da massa de ar polar, que é a região mais fria, mas também da altitude, do relevo local.

Na ilustração abaixo, a letra "A" indica a posição estimada do centro da massa polar para a manhã deste sábado, 9 de julho. O núcleo do ar frio estará mais próximo do Rio De Janeiro e terá maior influência em áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo.

 

Temperaturas abaixo de zero ainda poderão ocorrer na serra da Mantiqueira. Pode gear na região serrana do Rio de Janeiro.

 

Temperatura cai: em parte do leste de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte, no vale do Rio Doce, no Vale do Jequitinhonha e no Espírito Santo.

 

Temperatura sobe: em praticamente todo o Estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

 

Temperatura fica estável: no oeste/noroeste de Minas Gerais.

 

 

 

No domingo, com o maior afastamento do ar polar, a temperatura vai subir e sensação será até de calor à tarde.

 

Temperatura abaixo de zero e geada

 

A passagem de um centro de ar polar (região de frio mais intenso) sobre o Sul do Brasil, na altura de Santa Catarina e Paraná, fez com que o ar frio chegasse com mais força ao Sudeste do Brasil na madrugada de 8 de julho.

Como já era esperado, a influência do ar polar foi maior sobre São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro. Nestas áreas o frio foi mais intenso, com temperaturas abaixo dos 10°C em muitas áreas e também abaixo de zero.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, praticamente todo estado de São Paulo  amanheceu com temperatura abaixo de 10°C nesta sexta-feira. A menor temperatura no estado foi de 0,1°C negativo em Racharia.

Em Minas Gerais, a temperatura ficou abaixo ou igual a 10°C no Triângulo Mineiro, em áreas da Zona da Mata Mineira e especialmente no Sul de Minas, onde geou e a temperatura ficou até abaixo de zero. A menor temperatura em Minas Gerais foi de 1,8°C negativos em Monte Verde.

No Rio de Janeiro, a temperatura também ficou abaixo dos 10°C no centro-sul do estado, incluindo o Grande Rio. A menor temperatura foi de 4,2°C em Nova Friburgo (região de Salinas).  Mas uma estação meteorológica no Parque Nacional de Itatiaia, a 2470 metros de altitude, registrou 5,7°C abaixo de zero nesta sexta-feira.

No nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, a influência do ar polar começou  a ser mais percebida na tarde desta sexta-feira, que fazendo a temperatura ficar cerca de 4°C a 9°C mais baixa do que na tarde de quinta-feira.

 

Confira as menores temperatura no Sudeste.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%