Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo vai gelar!

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O Estado de São Paulo já sentiu os efeitos das novas áreas de instabilidade que se formaram neste sábado. Essa mudança no tempo para este fim de semana já havia sendo avisado pela Climatempo desde o começo da semana. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica em níveis baixos da atmosfera gerou um fluxo de ventos úmidos que acabou favorecendo o crescimento de muitas nuvens sobre o Estado. Houve registro de chuva em muitas cidades. O destaque fica por conta de Barra do Turvo, cidade do sul paulista que recebeu 54 milímetros entre 15h de sexta-feira, 19, e 15h deste sábado. Muitas outras regiões tiveram chuva entre 10 e 20 mm nesse período.

 

 

Por causa da grande quantidade de nuvens e da chuva, a temperatura não subiu muito. Às 15 horas fazia 25ºC em Presidente Prudente, 26ºC em São José do Rio Preto, 20ºC em Campinas e 22ºC na capital. Mas essa temperatura tende a cair muito mais neste domingo, com a entrada de uma frente fria que vai vir acompanhada de uma forte massa de ar polar.

 

A entrada da frente fria vai reforçar a instabilidade formada pela baixa pressão. Por isso há previsão de temporais entre o sábado e o domingo. A chuva é volumosa entre o oeste, centro, sul e leste paulistas. Em todo o Estado há risco de ventania e raios.

 

 

Frio e ventania

O ar polar vai entrando em SP no decorrer do domingo. Por isso em praticamente todo o Estado a temperatura vai cair ao longo do dia. É uma situação chamada de temperatura invertida, quando a maior temperatura do dia ocorre de madrugada e a menor, à noite. Além do tempo fechado e da queda de temperatura, o vento sopra moderado a forte, e a sensação será de frio em todo o Estado o dia inteiro. No litoral paulista, as rajadas podem passar de 70 km/h.

 

Semana começa gelada

O tempo já abre na segunda-feira no centro-oeste e sul do Estado, e na terça-feira o sol aparece forte em todas as áreas. Mas o centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, vai passar por São Paulo entre segunda e terça-feira, 22 e 23 de agosto. Por isso, mesmo com sol, a temperatura vai ficar baixa nesses dias. Não há expectativa de recorde de frio, mas pode até gear no começo das manhãs em áreas do sul paulista. Na capital, a temperatura varia de 08 a 15ºC apenas. Na terça-feira também há previsão de geada na serra da Mantiqueira. O frio vai diminuindo a partir de quarta-feira.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias