Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

RJ ainda pode ter chuva forte esta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre grande parte da Região Sudeste do Brasil e a nebulosidade diminuiu no estado do Rio De Janeiro. Praticamente todo o estado amanheceu esta quarta-feira sem chuva e o sol reapareceu no decorrer da manhã. Mas no fim da noite do dia 15 e no começo da madrugada do doa 16 de novembro ainda choveu forte em algumas áreas do litoral norte fluminense e na região dos Lagos. Em Arraial do Cabo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 45,2 mm 21h e 22h de 15 de novembro.

Mas a situação do estado do Rio de Janeiro ainda é muito delicada. Depois do grande volume de chuva que caiu durante o fim de semana prolongado de 15 de novembro, os terrenos estão encharcados e o risco de deslizamento de terra ainda é alto.

O estado do Rio de Janeiro foi uma das áreas da Região Sudeste onde mais choveu durante o fim de semana prolongado. Por causa da chuva excessiva destes dias, a primeira quinzena de novembro de 2016 terminou com volumes de chuva acima do normal para o mês em várias regiões fluminenses, mas especialmente na Região Serrana e na Costa Verde (sul do estado).

O mapa mostra o volume de chuva acumulado de 1 a 14 de novembro sobre o Sudeste. Muitas áreas no centro-sul do estado do Rio acumularam mais de 150 mm.

 

O volume de chuva de 15 dias superou a média de chuva de novembro  em algumas do Rio de Janeiro. No mapa de anomalia (diferença em relação à média ) de chuva de novembro, os tons de azul representam chuva acima da média mensal.

 

 

As condições meteorológicas não precisam ser mais um problema no canteiro de obras

 

Pequena trégua da chuva

Para esta quinta-feira, a previsão é de que o sol apareça forte sobre o estado do Rio de Janeiro. A temperatura sobe e faz calor. Não deve chover na região do Grande Rio, na região dos Lagos e nem na Costa Verde. Mas ainda há condição de pancadas isoladas de chuva no interior fluminense em parte da tarde e da noite desta quinta-feira. Estas pancadas de chuva devem ser de curta duração e não deve chover forte como no fim de semana.

 

Risco de chuva forte na sexta-feira

As condições para chuva forte aumentam na sexta-feira com a aproximação de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão. Esta baixa pressão vai facilitar a formação de nuvens carregadas e também podem provocar fortes rajadas de vento. As rajadas mais intensas durante a sexta-feira devem ficar entre 50km/h a 70km/h.

A meteorologista Josélia Pegorim alerta que a chuva pode voltar forte no fim da semana

 

 

Mas a população do estado do Rio de Janeiro não deve temer a volta a chuva forte e prolongada como no fim de semana prolongado de 15 de novembro. Esta baixa pressão e a frente fria se afastam rapidamente e o fim de semana de 19 e 20 de novembro será com pouca chuva. Há previsão de chuva leve ou garoa no sábado, que será com predomínio de céu nublado. Mas o sol reaparece no domingo e não deve chover mais.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias