Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva diminui no TO, PA e AP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Tem chovido com frequência em grande parte do Norte do Brasil o que é normal para esta época do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em Manaus, do dia 01 de Novembro até ontem (23), já foram acumulados aproximadamente 188 milímetros sendo que a média do mês é 183 milímetros. Ainda de acordo com o órgão, o maior volume de chuva ocorrido em Manaus neste mês aconteceu entre os dias 20 e 21 quando uma tempestade desabou na cidade e acumulou um total de 117, 8 milímetros de chuva. É um valor muito alto para em um período de 24 horas em qualquer lugar do país.

 

 

Desde Outubro já se observa um volume de chuva dentro da normalidade para Cruzeiro do Sul, no Acre que já acumula neste mês de Novembro mais de 150 milímetros de chuva, segundo a estação automática do Inmet. Em Julho e início de Agosto, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul sofreu com a pior estiagem dos últimos anos. No dia 02 de Agosto atingiu o menor nível desde 1970 quando a Defesa Civil Estadual registrou 1,43 metros. Mas, agora, depois da chuva a situação já é melhor.  

 

Chuva diminui

 

A previsão indica uma tendência de redução da chuva no Tocantins, Pará e Amapá. No período entre 25 e 29 de Novembro, o Tocantins, a maioria das áreas do Pará e do Amapá vão ter dias com predomínio de tempo seco e um grande aquecimento do ar. O calor pode superar os 40°C especialmente no Tocantins e no Pará. O índice de umidade nestes estados pode ficar abaixo de 30%, considerado estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Veja a previsão para a Região Norte nos próximos dias

 

É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente entre 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

 

O ar seco está incomodando?

 

Nas demais áreas da região, a chuva também vai diminuir nos próximos dias.  O predomínio será de sol, calor e pancadas de chuva que em alguns momentos pode vir acompanhada de raios. Vale lembrar que a chuva será isolada e cai de forma irregular, especialmente à tarde e a noite.   

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias