Rio de Janeiro esquentando

20/12/2016 às 15:27
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/12/2016 às 15:45

Oferecimento
Como vai começar o verão?

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, a cidade do Rio De Janeiro era um dos lugares mais quentes no Brasil. O aeroporto Jacarepaguá registrava temperatura em torno dos 33°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima ontem no Rio foi de 34,4°C em Santa Cruz, na zona oeste carioca.

O começo do verão 2016/2017 será com calor e com pouca chuva em todo o estado do Rio. Para esta quarta-feira, a previsão é muito sol em todo o Rio de Janeiro. Há possibilidade de rápidas pancadas de chuva no fim da tarde e no começo da noite.

Para a cidade do Rio de Janeiro, região dos Lagos e para o Norte Fluminense, a previsão é sol forte e calorão até sábado. Volta a chover a partir da tarde do domingo.

 

Por que esquentou?

A temperatura subiu em todo o estado do Rio de Janeiro por causa da diminuição da nebulosidade e da direção do vento. Os ventos quentes, vindos do interior do continente, voltaram a predominar sobre a Região Sudeste de forma geral. Mas a diminuição da nebulosidade permitiu que o sol aparecesse forte por mais tempo. E não é um sol qualquer! É o sol do solstício de verão, que será nesta quarta-feira, 21 de dezembro, às 8h44 pelo horário de Brasília.

É agora que temos os dias mais longos do ano, com maior disponibilidade de horas de sol para esquentar o ar.

Veja como vai ficar a temperatura na cidade do Rio de Janeiro

 

Verão 2017

O verão começa oficialmente nesta quarta-feira, 21 de dezembro, às 8h44, pelo horário de Brasília.

Embora os primeiros dias do verão 2016/2017 sejam com pouca chuva e muito sol no estado do Rio de Janeiro, não serão a seca e nem o calor intenso as marcas registradas da estação.

Janeiro, considerado o auge do verão para o setor de serviços, será com chuva frequente e vários eventos de temporal, incluindo o Grande do Rio. A chuva de janeiro deve ficar acima da média histórica na cidade do Rio de Janeiro e fica concentrada até o dia 20 do mês.

 

Confira a previsão para Região Sudeste para o verão 2017

 

De todo o verão, o mês de fevereiro será o mais quente e com possibilidade de alguns dias com calor bastante acentuado, com alguns dias até com temperatura até acima dos 40°C. Deve chover menos do que o normal. Já para março, a previsão é de que a chuva volte com força e o mês deve terminar com chuva dentro ou um pouco acima da média.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

34°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%