Macapá com muita chuva

08/02/2017 às 11:53
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Confira até quando o tempo fica instável

Muita instabilidade associada a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua sobre a costa do Amapá, inclusive sobre a capital Macapá.  O aumento da chuva na região vem sendo observado desde o começo do ano com a aproximação da ZCIT por vários dias.  

 

A chuva novamente veio forte e volumosa em Macapá no período de 24 horas. Entre às 10 horas desta terça (7) e às 10 horas desta quarta-feira (8), choveu 67,2 mm pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Desse total, cerca de 64 mm caiu só durante a manhã de hoje. Macapá também ficou entre as dez cidades com maior volume de chuva no Brasil nesse período. 


O tempo continua bastante instável no leste do Amapá com previsão de mais chuva no decorrer do dia e que pode ser forte em alguns momentos. O ar abafado também contribui para a formação das nuvens carregadas.

 

A imagem de satélite mostra a grande quantidade de nuvens sobre o Norte do Brasil nesta quarta-feira:

  

Hoje a previsão também é de bastante chuva sobre o Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e o Tocantins.  

 

Tendência para o final da semana 

A ZCIT ainda vai atuar sobre a costa norte do Brasil nos próximos dias e ajuda a trazer bastante umidade e instabilidades do oceano. A costa do Amapá fica em alerta para a previsão de chuva forte e volumosa pelo menos até a sexta-feira (10).

Só no fim de semana, a instabilidade enfraquece permitindo mais sol na região, porém ainda com pancadas de chuva. O interior do estado vai secar bastante entre o sábado (11) e o domingo (12). 


Veja também:

Muita chuva na Região Norte 

 

CIDADES RELACIONADAS

Macapá - AP

25°
min

30°
max

30mm / 83%