Calor aumenta no Sul

15/02/2017 às 12:54
por Angela Ruiz

Oferecimento
Com o ar mais quente temperatura sobe rápido

O calor já está aumentando novamente sobre o Sul do Brasil. Na tarde da última terça-feira (14), a cidade de Morretes, no interior do Paraná, registrou a maior temperatura máxima. O termômetro chegou aos 33,5ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Indaial (SC),  o termômetro subiu e marcou 32,3°C. Santa Maria (RS), registrou 32,2°C, segundo o Inmet. Abaixo você confere a tabela com as 10 maiores temperaturas máximas registradas na Região:

 

 

Por causa do calor e da alta umidade sobre a Região choveu forte de ontem para hoje em diversas localidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maior chuva registrada entre as 10 horas de ontem (14) e às 10 horas de hoje (15), ocorreu na cidade de Campina da Lagoa, no centro-oeste paranaense e acumulou 54 milímetros, segundo o Inmet. Em Icaraíma, no oeste do estado do Paraná, também choveu forte. O volume de chuva registrado neste período foi de 52,6 milímetros.

 

 

Nesta quarta-feira (15), o ar seco e quente ganha força sobre parte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul e a queda da umidade vai afastar ainda mais a chance de chuva sobre estas localidades. A elevação da temperatura aumenta a sensação de calor e consequentemente a evaporação será maior prejudicando ainda mais as áreas agrícolas. Por causa do calor e da alta umidade não dá para descartar o risco de chuva forte isolada, principalmente em áreas do centro-norte gaúcho, incluindo Porto Alegre e em áreas de planalto e de serra da Região Sul.

 

Na quinta-feira (16), o tempo fica mais instável entre as cidades gaúchas de Uruguaiana, Santa Maria e Bagé. Nestas áreas, o fluxo de umidade é maior. O céu não fica completamente fechado, mas a chuva ocorre a qualquer hora, por vezes fortes. Na fronteira e no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o predomínio é de sol e pancadas de chuva formadas pelo excesso de calor e da alta disponibilidade de umidade. 

 

Calor aumenta no Sul 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

24°
min

31°
max

20mm / 67%