Prepare-se para a segunda forte onda de frio de 2017

09/05/2017 às 20:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/05/2017 às 15:40

Oferecimento
Frio deve ser mais intenso do que no fim de abril

A segunda forte onda de frio já tem data para chegar ao Brasil. Saiba como está o ranking de frio no Brasil em 2017.

 

A primeira massa de ar polar realmente fria da temporada de outono/inverno de 2017 passou pelo Brasil nos últimos dias de abril. Foi o resfriamento mais intenso deste ano e a Região Sul teve temperaturas abaixo de zero pela primeira vez. Geou nos três estados, com moderada a forte intensidade em alguns locais.

 

28/4/17 - Frio bate recorde em várias capitais 

 

28/4/17 - Temperatura de quase 5°C abaixo de zero no Sul

 

Atmosfera esfriando até o inverno

Até o solstício de inverno, que acontece oficialmente em 21 de junho, à 1h24 pelo horário de Brasília, a atmosfera no Hemisfério Sul vai esfriando cada vez mais. Este é um processo natural e gradual, pois a atmosfera no Hemisfério Sul vai sendo cada vez menos aquecida pelo Sol. Depois, até o fim do inverno, o Hemisfério Sul vai sendo pouco a pouco reaquecido.

Assim, até o fim do inverno ainda teremos várias massas polares passando pelo Brasil, nem sempre muito fortes, nem sempre causando resfriamento intenso e temperaturas negativas. Também não serão todas as massas polares que vão ter uma trajetória especial, pelo interior do continente (continental).

 

Qual a diferença entre geada branca e geada negra?

 

A massa polar do fim de abril de 2017 chegou ao Brasil por esta trajetória continental. Em geral, as massas polares com esta característica são as que provocam frio mais intenso e mais prolongado sobre o país, fazendo com que o ar frio chegue com força ao Acre, a Rondônia, ao interior da Região Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. É como se o interior do Brasil ficasse mais perto do centro da massa polar, que é a região mais fria. Quanto mais perto deste centro polar, maior é o frio.

 

 

A próxima

A próxima massa polar intensa e continental já tem data para chegar ao Brasil. Muito provavelmente, seu ar gelado começará a ser sentido no Sul e no Centro-Oeste no dia 21 de maio. Mas o Brasil vai sentir a influência desta massa polar pelo menos até o dia 25 ou 26 de maio. Esta massa polar deve provocar mais frio do que aquela que passou por aqui no final de abril de 2017.

Antes desta massa polar, no comecinho da segunda quinzena de maio de 2017, o Sul e o Sudeste voltam a esfriar, mas o frio não deve ser tão intenso como no fim de abril.

 

Você sabe como a neve se forma?

 

Ranking do frio no BR

Apresentamos o termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017. Ele só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

 

 

 

 

Frio do fim de abril de 2016

Você lembra como muitas áreas do Brasil gelaram na virada de abril para maio de 2016? Foi por causa de uma forte massa de ar polar continental. Relembre algumas notícias veiculadas pela Climatempo.

 

27/04/2017

 

Forte friagem atinge RO, AC e sul do AM

 

Temperatura abaixo de zero no Sul do Brasil

 

28/04/2016

 

Brasil vários graus abaixo de zero

 

São Paulo tem dia mais frio do ano. Geou no sul de SP

 

Show do gelo no Sul do Brasil

 

Frio bate recorde em várias capitais brasileiras

 

Deu frio de renguear cusco!

 

29/04/2016

 

Ar polar domina o Brasil

 

São Paulo tem tarde mais fria em abril em 45 anos

 

Pode nevar de novo!

 

30/04/2016

 

Geada nos três estados da Região Sul

 

 

Boneco feito com gelo em Urupema (SC) em 29/04/2016

 

 

 

 

* EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%