Frio deve ser recorde Cuiabá e em Campo Grande nesta quarta

17/07/2017 às 17:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul de MS pode ter temperatura abaixo de zero

Com previsão de temperatura abaixo de zero em Mato Grosso do Sul e menores que 10°C em Mato Grosso, o frio bate recorde nestes estados nesta terça-feira.

 

 

Frio abaixo de zero e geada em MS

O Mato Grosso do Sul fica ainda mais gelado nesta terça-feira. A previsão é de que a temperatura caia fique abaixo de zero ao amanhecer em vários locais do sul do estado. Os agricultores devem se preparar para geada que pode ser forte nas próximas 48 horas no centro-sul e oeste do estado. Mas a geada mais severa deve ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul. Os pastos devem ser duramente afetados. Pode gear em Campo Grande na quarta-feira. Confira a previsão para a semana e veja as áreas de geada.

 

 

Previsão de recorde de frio em Campo Grande

O frio aumenta também em Campo Grande e deve bater novos recordes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em 2017 foi 6,1°C, em 11 de junho. No ano passado, 2016, a menor temperatura em Campo Grande coincidentemente ocorreu no dia 18 de julho: 5,3°C.

 

 

Frio abaixo de 10°C em Mato Grosso

A população de Cuiabá e do oeste e do sul de Mato Grosso sentiu a brusca queda da temperatura de domingo para segunda-feira, 17 de julho. A temperatura caiu de 10°C a quase 20°C nestas áreas, mas o frio será pior nas próximas 48 horas e várias áreas podem registrar menos de 10°C nas próximas duas madrugadas. Embora com menor intensidade, o ar polar chega ao norte de Mato Grosso até a quarta-feira.

 

Recorde de frio em Cuiabá

O frio deve bater recorde em Cuiabá nesta terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura este ano foi 12,8°C em 20 de junho. No ano passado, a menor temperatura em Cuiabá foi 12°C em 13 de julho e em 6 de setembro.

 

 

Por que esfriou tanto?

O frio intenso que começou a ser sentido nesta segunda-feira, 17, foi apenas o início da influência da intensa massa de ar polar que chegou ao Brasil e também está causando frio extremo em áreas da Bolívia, do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Chile.

O centro desta massa de ar polar, que é a região onde o frio é mais intenso, alcançou o norte da Argentina e nesta situação, o ar polar entra com mais força sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o Mato Grosso.

 

Forte massa polar gela o BR

 

 

 

Saiba o que o Poços dos Andes e sua relação com o frio extremo de 17/7/2017

 

Temperatura cai mais de 20°C em 24 horas

No sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura caiu mais de 20°C em 24 horas. Em Sete Quedas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava apenas 6°C ao meio-dia desta segunda-feira, hora local. Às 13 horas do domingo, 16, a temperatura era de quase 30°C. A queda foi de quase 24°C. O aeroporto de Campo Grande registrava 9°C às 14 horas desta segunda-feira, 17, contra 29°C no mesmo horário no domingo, 16, uma queda de 20°C.

Tangará da Serra, em Mato Grosso, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 13°C às 13 horas local e 31°C no mesmo horário no domingo, 16. Em Cuiabá, depois do calor de 34°C na tarde do domingo, a temperatura não passava dos 15°C às 13 horas desta segunda- feira, hora local.

 

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

 

Foto: Antonio Nascimento, Campo Grande/MS - geada em 10/6/2017

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

8mm / 80%

Campo Grande - MS

16°
min

28°
max

0mm / 0%