Brasil com umidade abaixo de 20%

22/07/2017 às 16:02
por César Soares

Atualizado 22/07/2017 às 16:28

Oferecimento
Diversas cidades registraram secura no ar na tarde do sábado

Durante os meses de inverno é muito comum se ouvir falar em uma grande massa de ar seco que predomina sobre as áreas centrais do país. Do ponto de vista Climatológico, o período entre junho e setembro é aquele em que registramos pouquíssima chuva. Tudo está relacionado com a predominância deste ar seco, o que faz com que menos frentes frias consigam avançar e trazer mudanças para as condições do tempo.

 

Na tarde deste sábado (22) o ar seco predominou sobre diversas áreas do país, muitas cidades chegaram a registrar umidade relativa do ar abaixo dos 20%, o que já é considerado estado de alerta segundo estudos elaborados pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Segundo as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), cerca de 36 municípios registraram umidade relativa do ar abaixo dos 20% entre às 14h e as 15h (horário de Brasília).

 

As cidades com os menores índices observados foram Espinosa (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), ambas com 14%. As áreas mais secas do país se concentraram entre o oeste da Bahia, Região Centro-Oeste, oeste de São Paulo, norte do Paraná e interior de Minas Gerais.

 

Mais secura ao longo da próxima semana

Os últimos dias de julho serão marcados pela persistência dessa massa de ar seco. Pelo menos até fim do mês, a tendência é de que poucas nuvens consigam se formar, afinal a umidade não consegue avançar para as áreas centrais do país. Dessa forma, a secura no ar tende a piorar.

 

A ausência de chuva no centro do Brasil também já configura outros problemas, como por exemplo, o fornecimento de água na região de Brasília. Clique e confira mais informações!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

0mm / 0%