Grande amplitude térmica no país

29/07/2017 às 15:44
por Vitor Kratz

Oferecimento
Diferença chega à 17°C em capitais do Centro-Oeste

A massa de ar seco que predomina sobre o país deixa o tempo aberto e o céu praticamente sem nuvens em grande parte do país e favorece a grande diferença entre a temperatura mínima e a máxima em uma mesma localidade. Nesta época do ano é muito comum observarmos, em grande parte do Brasil, uma grande amplitude térmica ao longo do mesmo dia. 

Desta forma, durante os períodos da noite e da madrugada a temperatura despenca, com todo o calor acumulado durante o dia sendo perdido para o espaço, pois não há quase moléculas de água capazes de funcionar como um "cobertor". Por outro lado, com o sol aparecendo desde cedo, a temperatura sobe muito e rapidamente, devido também à ausência de umidade capaz de provocar a formação de nuvens e assim fazer sombras aos raios de sol.

 

De acordo com o mapa abaixo, o ar seco ainda vai continuar atuando no país e essa diferença nas temperaturas vai continuar.

 

Neste domingo, em Cuiabá, a temperatura varia entre 17 e 34°C e em Goiânia, a temperatura varia entre 11 e 28°C, com isso, a amplitude térmica chega à 17°C nessas capitais.

Já em Rio Branco, a temperatura varia entre 19 e 34°C e em Porto Velho, a temperatura varia entre 21 e 36°C, e a amplitude térmica chega à 15°C nessas capitais. Assim como em Porto Alegre, onde a temperatura varia entre 14 e 29°C neste domingo.

Com amplitude térmica em 14°C, Curitiba fica com temperatura entre 9 e 23°C e o Rio De Janeiro fica com temperatura entre 14 e 28°C, com isso, a amplitude térmica chega à 17°C nessas capitais.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

15mm / 80%