Temporais no Sul do Brasil

13/08/2017 às 07:56
por Aline Tochio

Oferecimento
Chuva já passou de 100 mm em 24h

A passagem de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil formaram nuvens muito carregadas sobre a Região. Em 24 horas, algumas cidades gaúchas já receberam mais de 100 milímetros. A imagem de satélite abaixo é das 07h da manhã deste domingo, 13. É possível ver as nuvens muito carregadas em tons de azul e branco. Nesta manhã, a parte mais pesada das nuvens estava entre o noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná.

 

As nuvens de temporais começaram a crescer ontem (sábado, 12) e continuam em desenvolvimento neste domingo. De acordo com o INMET, nas últimas 24 horas (entre 07h de sábado e 07 deste domingo), Santa Maria e Santiago (centro-oeste gaúcho) tiveram cerca de 100 milímetros de chuva acumulada. São Borja, também no oeste gaúcho, acumulou 103mm. Muitas outras cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e também algumas cidades da região oeste do Paraná (como Foz do Iguaçu, por exemplo), já haviam acumulado entre 80 e 100 milímetros até a 07h da manhã deste domingo.

 

A chuva está vindo acompanhada de raios e também de rajadas de vento. O INMET chegou a registrar ventos de 100 km/h no alto da serra de Santa Catarina durante a madrugada deste domingo. No Rio Grande do Sul, as rajadas de vento estão variando entre 40 e 50 km/h.

 

Ao longo do domingo, ainda há risco de temporais em praticamente toda a Região Sul, mas o pior deve fica entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e o centro-sul do Paraná.