Veja como as mudanças do tempo podem afetar a sua saúde!

15/09/2017 às 12:46
por Maira Di Giaimo

Atualizado 20/06/2018 às 11:15

Oferecimento
As rápidas mudanças de temperatura podem nos deixar doentes, mas a prevenção é bem simples! Confira!

Sol em um dia, chuva no outro. Calor durante à tarde, frio à noite. Essas mudanças bruscas de temperatura ocorrem com frequência, especialmente no centro-sul do país. As frentes frias e as massas de ar polar são os principais sistemas meteorológicos responsáveis por essas viradas. O problema é que a rápida variação de tempo e temperatura pode afetar nossa saúde. Começam os espirros, crises alérgicas, resfriados e gripes!

 

Efeitos na saúde

 

O inverno no centro-sul do Brasil é marcado por grande amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima de um dia. Então, temos tardes muito quentes e noites frias.

 

Toda essa variação de temperatura em um só dia impacta nossa saúde. De acordo com o Dr. Fábio Marangoni Gil, Otorrinolaringologista, médico parceiro do Consulta do Bem, essas mudanças podem provocar reações alérgicas. “Aquelas pessoas que sofrem de rinite, bronquite ou asma têm seus sintomas desencadeados ou exacerbados quando são expostas a essas alterações”, explica, “Além disso, crianças pequenas e idosos são grupos que têm mais chance de apresentar algum tipo de reação”.

 

 

Foto-coristina-2 (1)

Foto: Shutterstock

 

Já sabe como será o inverno 2018? Confira!

 

Imunidade e humor

 

As mudanças de tempo e temperatura podem diminuir nossa imunidade e favorecer o aparecimento de complicações como sinusites, pneumonias e até facilitar a incidência de gripes e resfriados.  

 

Existe também uma relação entre clima e humor. As pessoas tendem a ficar mais tristes e depressivas no frio, devido à diminuição dos níveis de melatonina e serotonina, que regulam o humor e o sono.

 

Não deixe o frio te derrubar! Veja aqui nossas dicas para se manter revigorado!

 

Choque térmico

 

A brusca mudança de temperatura pode provocar um choque térmico, principalmente quando há mudança do calor para o frio. Veja os efeitos que o choque térmico pode provocar, segundo o Dr. Marangoni:

 

Do frio para o calor

 

Quando o tempo esquenta, nossa pressão arterial cai. Quem já tem uma tendência à hipotensão pode sentir moleza ou fraqueza.

 

Do calor para o frio

 

Quando esfria, a pressão arterial tende a subir. Os hipertensos devem ficar atentos, pois aumentam as chances de uma crise hipertensiva, elevando os riscos de complicações como um acidente vascular cerebral.

 

Apesar das diversas complicações que as mudanças de tempo e temperatura podem causar, a prevenção é bem simples! Veja nossas dicas!

 

INFOGRAFICO-Corestina-2

 

Confira também: 5 dicas para proteger os idosos das doenças de inverno

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06