Nível de umidade no ar chega a 10% em GO e no DF

12/10/2017 às 18:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frene fria pode mudar a situação no fim de semana

Uma consequência direta do calor intenso dos últimos dias é que o ar tem ficado cada vez mais seco especialmente no interior dos estados do Sudeste, no Centro-Oeste, no Tocantins e no interior do Nordeste. O que se tem observado são várias consecutivas com níveis de umidade do ar muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde para a saúde humana.

 

A imagem de satélite mostra a situação da nebulosidade em parte do Brasil às 15h, pelo horário de Brasília, na tarde de 12 de outubro de 2017. Onde o ar está úmido formam-se nuvens carregadas (manchas azuladas e vermelhas) que provocam temporais. Onde o ar está muito seco, não há nuvens. As regiões mais secas são identificadas pelo tom preto. O nível de umidade do ar nestas áreas pretas variava de 10% a 20%, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

 

O estado de Goiás e a região do Distrito Federal foram as regiões mais secas no Brasil no feriado de 12 de outubro, com registro de 10% de umidade no ar e muitos locais. O aeroporto de Brasília registrou 10% e 34°C às 15 horas. Na medição do INMET, Brasília e Goiânia foram as capitais mais secas do país, com umidade de 14% e 16%, às 15 horas, respectivamente.

 

Calor por ser recorde nesta sexta em capitais do CO e do SE

 

Quando a secura diminui?

Esta sexta-feira, 13 de outubro, será mais dia de calor intenso e ar muito seco para a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste.

A secura do ar só vai terminar, ou pelo menos diminuir, com pancadas de chuva frequentes. Mas para voltar chover em áreas como Goiânia, Brasília e norte de Minas Gerais é preciso que algo que afaste do país esta massa de ar seco que ganhou força nos últimos dias no interior do Brasil. Isto vai acontecer no próximo fim de semana, quando se espera a entrada de uma grande frente fria sobre o país.

A previsão é de que volte a chover em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste até a próxima segunda-feira.

 

 

 

Foto: Lia, Brasília/DF - por do sol em 04/09/2016

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

23°
min

33°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 80%