Sul do Brasil volta a ter temporais

24/10/2017 às 16:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva de outubro já supera a média em muitas áreas da Região

Faltando uma semana para outubro terminar, muitas áreas da Região Sul já receberam mais chuva do que a média normal para o mês. Entre as capitais, Curitiba e Porto Alegre estavam acumulavam chuva acima da média no dia 24 de outubro.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Curitiba já acumulou 160 mm de chuva em 24 dias, total que está 19% acima da média para o mês. Em Florianópolis choveu quase 100 mm em 24 dias e a chuva de outubro está 21% abaixo da média para o mês. Em Porto Alegre, a chuva de outubro já estava 139% acima da média na manhã do dia 24. O total acumulado era de aproximadamente 273 mm.

 

 

Mais chuva nos próximos dias

A chuva de outubro deu pouca trégua ao Sul do Brasil e mais temporais estão previstos para a última semana do mês.

O tempo volta a ficar instável nesta quarta-feira e pancadas de chuva moderadas a fortes podem voltar a ocorrer nos três estados principalmente à tarde e à noite. Novas áreas de instabilidade crescem entre o Paraguai e o Sul do Brasil e devem provocar chuva já na madrugada ou manhã no oeste dos estados da Região Sul. Dentre as capitais, a menor possibilidade de chuva é para Porto Alegre. Acompanhe a evolução das nuvens pelas imagens de satélite

 

Frente fria e baixa pressão

Entre quinta-feira, 26, e o domingo, 29 de outubro, as áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil por causa da passagem de frentes frias pelo litoral e da acentuada queda da pressão atmosférica. Por isso, o risco de temporais aumenta nos três estados.

O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sul do Brasil de 25 a 29 de outubro. Os tons de verde representam volumes de 100 mm ou mais acumulados em 5 dias.

 

Volume de chuva previsto no Sul do Brasil entre 25 e 29 de outubro de 2017

 

 

 

Foto de Ricardo, Erechim (RS)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%