Cidade de São Paulo terá mais temporais até o fim do mês

26/10/2017 às 14:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva e temperatura de outubro superam a média

O volume de chuva que caiu na cidade de São Paulo na madrugada e começo da manhã da quinta-feira, 26 de outubro, foi suficiente para a capital paulista atingisse e até superasse a média de chuva histórica de outubro. Choveu de forma generaliza, com acumulados entre 20,0 mm e 55,0 mm em 24 horas, pela medição das estações meteorológicas do CGE- Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura.

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia, responsável pelas medições meteorológicas mais antigas e oficiais na cidade de São Paulo registrou 32,8 mm no Mirante de Santana, na zona norte da capital, acumulados entre 10 horas do dia 25 e 10 horas de 26 de outubro. Depois da chuvarada da madrugada do dia 26, o total de chuva no Mirante subiu para 152,7 mm, total que já está acima da média de chuva para outubro que fica entre 120 mm e 140 mm.

 

Mais temporais até o fim do mês

Se as previsões se confirmarem, outubro de 2017 vai terminar com mais de 200 mm de chuva na cidade de São Paulo. Condição para mais temporais é que não vai faltar. Até o fim do mês, a região da Grande São Paulo vai ficar sob a influência de áreas de instabilidade que vão provocar pancadas de chuva frequentes. O ar abafado já facilita a formação das nuvens carregadas, mas no fim de semana, o risco de temporais será ainda maior por causa da passagem de uma nova frente fria. A estimativa é de que chove de 50 mm a 100 mm sobre a cidade de São Paulo até o dia 31 de outubro.

 

Outubro quente

A cidade de São Paulo está tendo um outubro mais quente do que o normal. Até o dia 25, a média das temperaturas mínimas estava cerca de 2°C acima da média histórica e a média das máximas estava aproximadamente 3°C acima do normal. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, no dia 11 de outubro, a temperatura máxima no Mirante de Santana foi de 34,7°C, a maior deste ano até agora. Veja como vai ficar a temperatura e a chuva nos próximos dias em São Paulo.

 

 

Quanto choveu?

Choveu forte de forma generalizada na cidade de São Paulo na madrugada de 26 de outubro, mas na tarde do dia 25 já tinha ocorrido um temporal com granizo na região de Diadema, no Grande ABCD. O CGE informou que ocorreram 7 pontos com alagamento. O temporal derrubou árvores e vários sinais de trânsito pararam de funcionar. Confira quanto choveu em cada região da cidade. O maior acumulado registrado pelo CGE foi de 55,0 mm, em Cidade Ademar. 

 

 

Volumes de chuva do temporal em São Paulo em 25 e 26 de outubro de 2017

 

 

 

Foto de Fernando Fon, São Paulo (SP)

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%