Tempo instável no Sul não será por muitos dias

07/12/2017 às 15:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva forte deixou áreas alagadas na Grande Porto Alegre. Capital gaúcha recebeu quase toda a chuva de dezembro em 12 horas.

A chuva caiu pesada sobre Porto Alegre na madrugada e manhã desta quinta-feira, 7 de dezembro. Em apenas 3 horas, entre 8 e 11 horas chove 42,2 mm, mas o acumulado total em 12 horas, entre a meia-noite e o meio-dia chegava aos 79,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Este volume de chuva é bastante elevado para Porto Alegre. A média de chuva para dezembro é de aproximadamente 100 mm. A chuva forte da madrugada de manhã de hoje causou alagamentos e transtornos de trânsito na capital gaúcha. Outros municípios da Grande Porto Alegre também tiveram problemas por causa da chuva forte. Algumas famílias em Viamão tiveram que deixar suas casas.

 

 

Chuva na Grande Porto Alegre em 5-12-17

 

Tarde com tempo instável

As áreas de instabilidade que provocaram a chuva forte sobre a Grande Porto Alegre também atingiram o litoral norte gaúcho. Choveu forte em Tramandaí. Até a noite desta quinta-fiera, nuvens carregadas ainda se espalham sobre estas regiões, mas tendem a se formar também sobre a serra gaúcha. Pode chover com moderada a forte intensidade.

Outras pancadas de chuva esporádicas podem ocorrer no norte/noroeste do Rio Grande do Sul .

 

 

 

 

Chuva forte no Paraná

As áreas de instabilidade que se espalharam pelo Sul do Brasil provocaram chuva forte e volumosa também sobre o Paraná. A tarde começou com muita chuva na região norte do estado. Choveu muito na madrugada no sudoeste do estado. Dois Vizinhos acumulou quase 70 mm até o meio da manhã .

A previsão é de mais chuva até a noite por todo o estado, mas o risco de chuva forte é alto especialmente para o norte paranaense.

 

Santa Catarina

 

As condições para chuva aumentam também sobre Santa Catarina na tarde e noite desta quinta-feira. São esperadas pancadas moderadas a fortes e com raios. A região serrana tem chuva mais frequente e maior risco de chuva forte.

 

Ar seco avança para o Sul do BR

Uma massa de ar seco avança sobre o Sul do Brasil já durante esta sexta-feira afastando as nuvens carregadas e diminuindo muito as condições para chuva. O tempo volta a secar nos três estados e para esta sexta-feira só há previsão de poucas pancadas de chuva no norte e no leste do Paraná, incluindo Curitiba, e no leste de Santa Catarina.

O ar seco predomina no fim de semana no Sul do Brasil e a expectativa é de muito sol na Região, com tardes quentes.

 

 

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

5mm / 90%

Curitiba - PR

16°
min

21°
max

5mm / 90%