Temporais no Sudeste vão aumentar nos próximos dias

27/12/2017 às 23:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva chega ao ES e ao norte de MG no último fim de semana de 2017. ASAS enfraquece.

A última semana de 2017 está sendo marcada por temporais em vários estados da Região Sudeste. Os mais recentes que ocorreram a noite da quarta-feira, 27 de dezembro, despejaram 57 mm de chuva em apenas 2 horas sobre Barbacena, na Zona da Mata de Minas Gerais, 34 mm em 1 hora em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, 32 mm em 1 hora em Dracena, no oeste de São Paulo e quase 30 mm em Paraty, no litoral sul do Rio De Janeiro.

 

Tecnicamente 20 mm em 1 hora já é chuva forte. Estes foram só alguns exemplos da violência com que a chuva vem caindo em áreas do Sudeste. Não é chuva generaliza, mas uma grande quantidade em pouco tempo e em pequenas áreas, o que em geral provoca alagamentos repentinos.

Até agora, o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais foram poupados dos temporais, pois ficaram "protegidos" com a forte influência da ASAS - alta pressão (atmosférica) do Atlântico Sul. A recente passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro colaborou para o aumento da quantidade de pancadas de chuva sobre São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul e oeste de Minas Gerais.

 

Acompanhe a nebulosidade pelas imagens de satélite

 

 

 

 

ASAS enfraquece

Nesta quinta-feira, a ASAS perde força sobre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais. Algumas pancadas de chuva já poderão ocorrer a partir da tarde no sul capixaba e nas áreas ao sul do Vale do Rio Doce. Mas o sol forte e o calorão continuam em todas estas regiões.

Na sexta-feira, 29 de dezembro, as condições para chuva aumentam um pouco mais no Espírito Santo e sobre o norte e leste de Minas Gerais, mas é no fim de semana, o último de 2017, que as pancadas de chuva voltarão a ocorrer nestas áreas do Sudeste. Há risco de temporais no fim de semana que promete ser ainda bastante abafado. A chuva poderá será forte também na Grande Vitória e na Grande Belo Horizonte.

 

Previsão para a festa de Ano Novo nas praias e nas capitais

 

Baixa pressão

A preocupação é grande com o grande volume de chuva estimado para o estado do Rio de Janeiro, para o centro-sul e oeste de Minas Gerais e para o estado de São Paulo. Todas estas áreas já estão muito úmidas e a previsão é de que fluxo de ar quente e úmido fique ainda mais intenso no fim de semana. Além disso, a pressão atmosférica estará em queda nos próximos dias. Baixa pressão do ar, muita umidade e calor são os ingredientes básicos para a formação das grandes nuvens que provocam os temporais.

Mesmo com a expectativa de várias horas com sol e tempo seco, há previsão de fortes pancadas de chuva para esta quinta-feira e também para a sexta-feira, 29 de dezembro nestas regiões, que podem ocorrer também no Grande Rio e na Grande São Paulo.

O risco tempestades e a preocupação com danos provocados por eles será muito maior no sábado e no domingo. O último fim de semana de 2017 será de alerta para chuva forte e volumosa sobre o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região serrana e Baixada Fluminense, para o centro-sul e oeste de Minas Gerais e para todo o estado de São Paulo. Não deixe de conferir a previsão para o Sudeste!

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Sudeste até o dia 1 de janeiro de 2018.

 

 

Confira a estimativa de chuva para o BR até o começo de 2018

 

 

 

Foto de Thais Teixeira, Mairiporã (SP)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%