Risco de temporais aumenta em SP, RJ e MG nesta sexta-feira

11/01/2018 às 16:39
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Novas áreas de instabilidade voltam a se espalhar

O tempo volta a ficar mais instável no estado de São Paulo, parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais nesta sexta-feira (12), devido a formação de novas áreas de instabilidade. O risco de temporais é alto, alertam os meteorologistas da Climatempo. 

 

Tarde com mais temporais em SP 

 

SP, RJ e MG com risco de temporais 

Todo o estado de São Paulo permanece com o ar bastante abafado e a nebulosidade já será maior em todas as áreas paulistas desde cedo. Por várias cidades do interior, litoral e Grande São Paulo já pode chover no período da manhã. O risco de temporais aumenta bastante entre à tarde e a noite. Além da chuva forte, nuvens carregadas também poderão provocar ventos fortes com rajadas de até 80 km/h. A chuva terá potencial para causar alagamentos e outras ocorrências. 

 

Já o Rio de Janeiro e Minas Gerais ainda terão sol forte e calor nesta sexta-feira, mas a proximidade das áreas de instabilidade deixam os dois estados numa situação de risco para a ocorrência de novos temporais. 

 

O centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro poderão ter chuva forte a partir da tarde. 

 

Toda essa mudança acontece com o deslocamento de um cavado, nos níveis médios da atmosfera, sobre o estado de São Paulo que ajuda a formar as fortes áreas de instabilidade. Ao mesmo tempo, o sistema de alta pressão atmosférica (ASAS), que vinha atuando sobre o Rio de Janeiro e Minas Gerais nos últimos dias, perde força, também permitindo o retorno da chuva mais forte.  

 

O norte do Rio de Janeiro e o centro-norte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, poderão ter algumas pancadas de chuva nesta sexta-feira. 

 

Foto: João Paulo. Bragança Paulista/SP

 

Como fica o tempo no fim de semana?

O fim de semana será bem típico de verão, com ar abafado em grande parte do Sudeste, alguns períodos de sol e mais pancadas de chuva. São Paulo, Rio de Janeiro e todo o centro-sul de Minas Gerais poderão ter mais temporais.

 

O norte de Minas Gerais, os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha, e o estado do Espírito Santo terão um fim de semana de sol forte, calor e baixa possibilidade de fortes pancadas de chuva. Em geral, a chuva que ocorrer nessas áreas será pontual, passageira e de fraca intensidade. 

 

  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

25°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

15°
min

31°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    20/06
  • Cheia
    28/06
  • Minguante
    06/06
  • Nova
    13/06

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03