Oferecido por
A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) está mais próxima da costa norte do Brasil e continua influenciando o tempo esta semana. As condições de chuva serão altas por todo o litoral norte e há risco de chuva forte. A umidade mais elevada também favorece as pancadas de chuva por outras áreas do Nordeste.
Nesta terça-feira (30), mais nuvens carregadas se formam na faixa norte do Nordeste e pode chover com moderada à forte intensidade entre o litoral do Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte. A chuva também continua acontecendo pela costa leste, sempre com períodos de sol e pode chover pelo menos moderado.
No interior do Nordeste, o forte calor e a umidade disponível, ajudam a formar mais áreas de instabilidade e há previsão de pancadas de chuva com raios. Entre às 10 horas de domingo (28) e às 10 horas desta segunda-feira (29), Carolina e Caxias, ambas no Maranhão, tiveram os maiores acumulados de chuva do Brasil, cerca de 70 mm.
Já áreas de Sertão dos estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e da Paraíba terão predomínio de tempo seco e a chance de chuva nessas áreas será mais baixa.
Foto: Alexandre Lima. Fortaleza/CE
Chuva aumenta na Bahia
O oeste e o sul da Bahia também vai perceber um grande aumento da chuva essa semana. Fevereiro vai começar com o tempo mais instável nessas áreas, com aumento das pancadas de chuva e risco de chuva forte e volumosa.