Muita chuva para MG nos próximos dias

02/02/2018 às 16:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alerta para chuva forte e volumosa até a segunda-feira, 5, sobre o centro, leste e norte de MG. Tarde de 2 de fevereiro foi a fresca do ano em BH.

Cidades do centro e leste de Minas Gerais ficaram entre as mais chuvosas do Brasil esta semana, acumulando mais de 100 mm em entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Em alguns locais, o acumulado de 4 dias superou dos 200 mm e ultrapassou a média de chuva normal para fevereiro.

 

 

Chuva acima da média

Na região de Itabira choveu 259,0 mm entre 16 horas do dia 29 e 16 horas de 2 de fevereiro. No mesmo período, João Monlevade acumulou 220,2 mm e Conceição do Mato Dentro, 234 mm. A medição foi do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Em todos estes municípios, a média de chuva para fevereiro não passa dos 200 mm.

Segundo o INMET,  o total de chuva acumulado em Belo Horizonte entre 14 horas do dia 1 e 14 horas de 2 de fevereiro foi de 40,8 mm, na região da Pampulha. O acumulado de 4 dias estava em 109,8 mm até 16 horas de 2 de fevereiro.

 

Tarde mais fresca do ano em BH

A chuva não deu trégua em Belo Horizonte na sexta-feira, 2, e por causa do tempo chuvoso, a temperatura ficou amena o dia todo. No aeroporto da Pampulha, o termômetro não passou da marca dos 21°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21,8°C de temperatura máxima na capital mineira, a menor máxima do até agora. A tarde de 2 de fevereiro foi a mais fresca de 2018.

 

Mais chuva

O centro, leste e também o norte de Minas Gerais ainda terão muita chuva nos próximos dias. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) permanecem sobre grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil e serão reforçadas no fim de semana. Entenda as mudanças no tempo.

 

Cidades do Noroeste Mineiro, Vale do Jequitinhonha e Vale do Rio Doce devem passar do primeiro fim de semana de fevereiro e também a segunda-feira, dia 5, com predomínio de céu nublado e chuva. Em vários locais, a chuva será persistente por várias horas consecutivas, em outros, chuva forte em pouco tempo. O ar segue abafado.

A Grande Belo Horizonte também continua com muita nebulosidade no fim de semana e ainda terá chuva durante várias horas, mas há expectativa de alguns períodos de melhoria, sem chuva e com mormaço.

Tanto a Grande Belo Horizonte como o centro, leste e o norte de Minas Gerais podem ter chuva forte e volumosa no fim de semana e também na segunda-feira.

 

Triângulo, Sul de MG e Zona da Mata

As fortes áreas de instabilidade previstas para o centro-norte e o leste de Minas Gerais não atingem diretamente o Sul de Minas, a Zona da Mata e o Triângulo Mineiro. Estas regiões podem ter pancadas de chuva com raios no fim de semana, mas em geral à tarde ou à noite. O sol aparece na maior parte do dia. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais, mas a chuva não se prolonga por muitas horas.

 

 

Foto de Edison Susuki, Belo Horizonte (MG)

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

32°
max

0mm / 0%