Região Nordeste - tendência para o outono 2018

21/03/2018 às 15:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Estação marca o aumento da chuva na costa leste nordestina

Durante o mês de janeiro de 2018, a chuva no Nordeste ficou abaixo da média em quase toda a Região. O leste do Nordeste teve chuva próxima do normal, mas em geral não chove muito nesta época. A chuva foi farta sobre toda a Região só durante o mês de fevereiro. Em março, com o enfraquecimento da Zona de Convergência Intertropical, a chuva diminuiu muito sobre o Nordeste. Até o dia 21, a deficiência era muito grande, incluindo a faixa norte da Região, onde março é um mês de muita chuva.

 

O outono de 2018 no Hemisfério Sul teve início às 13h15min de 20 de março e se estende até o dia 21 de junho, às 07h07min. É durante o outono que a costa leste do Nordeste normalmente tem chuva frequente e volumosa. É época dos DOL - Distúrbios Ondulatórios de Leste - que são aglomerados de nuvens carregadas que crescem no mar e avançam para o leste do Nordeste podendo provocar tempestades danosas. Em situações de normalidade climática, algumas frentes frias já conseguem chegar com força sobre o norte da Bahia e Sergipe do meio para o fim da estação , aumentando as condições para chuva.

 

Mas este ano, as condições de temperatura do oceano Atlântico não devem favorecer a chuva sobre o Nordeste. A tendência de aquecimento das águas do Pacífico Equatorial Leste (costa do Peru) é outro fator negativo para a chuva sobre o Nordeste.

Confira a tendência climática para o outono de 2018 elaborada pela Climatempo.

 

 

Resumo da previsão do outono 2018 para o Nordeste