Chuva cai forte sobre o Norte do BR nos próximos dias

23/03/2018 às 16:33
por Redação

Oferecimento
Acre e Rondônia poderão ter friagem atípica na próxima segunda-feira

A sexta-feira está sendo marcada por muita chuva no Pará e no Tocantins. Em Rondon do Pará, entre 12h e 13h (horário de Brasília), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 49 mm de chuva. O acumulado, entre 14h de ontem e 14h de hoje, chegava a 105,2 mm.

 

Em Campos Lindos (TO), choveu 96,4 mm entre o começo da madrugada e às 14h de hoje. A região de Araguaína (TO) acumulou 49 mm apenas na manhã e no começo de tarde desta sexta-feira. Fortes pancadas de chuva foram observadas também em outros locais do TO e do Pará.    

 

Fim de semana

Neste sábado (24), as áreas de instabilidade se espalham pelo Norte do Brasil e provocam pancadas de chuva. O alerta é de chuva forte e volumosa no Amapá, Pará e Tocantins. Não há expectativa de chuva para o centro-norte de Roraima. Nas demais áreas da Região, o dia será de tempo quente e abafado. Há previsão de pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem vir acompanhadas de raios.

 

No domingo (24), uma grande frente fria que avança pela Bolívia, Paraguai e Sul do Brasil, aumenta a chuva entre o sul do Amazônia, Acre e Rondônia. Há previsão de temporal e chuva volumosa nessas regiões.

 

Foto de Eduardo Miranda - Porto Velho, RO

 

Friagem atípica

Durante a segunda-feira (26), a passagem do ar frio de origem polar sobre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia provoca o fenômeno da friagem, pouco comum neste mês de março. Isso significa que essas áreas terão uma queda de temperatura, não muito intensa, mas que fica abaixo do normal durante a madrugada. Chuvas fortes ainda devem ocorrer por quase toda a Região Norte na segunda-feira.

 

Normalmente o fenômeno da friagem começa a ocorrer no fim de abril.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 80%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%