ZCIT volta a provocar chuva forte na costa norte do Nordeste

26/03/2018 às 16:50
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva aumenta nas capitais neste final de março

As condições de chuva voltaram a aumentar na costa norte do Nordeste com a aproximação novamente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Depois de uma grande redução na chuva nas últimas semanas na comparação com fevereiro, a chuva volta forte nestes últimos dias de março. 

 

A semana já começou com o tempo mais instável em São Luís (MA), em Teresina (PI) e em Fortaleza (CE). Durante o fim de semana, a chuva foi frequente e forte na capital do Maranhão e nesta segunda-feira (26) a chuva também aumentou na capital do Piauí e do Ceará. 

 

satélite_NE_post

   Imagem de satélite mostra o aumento das áreas de instabilidade por toda a costa norte do Nordeste.  

 

Está faltando chuva este mês 

Março está com 206,3 mm de chuva acumulados em São Luís até o momento pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o correspondente a 51% abaixo da média histórica do mês. 

 

Teresina registra 99 mm desde o início de março, ou 67% abaixo da média mensalFortaleza soma 226 mm de chuva em 26 dias, 34% também abaixo da média do mês.

 

ZCIT volta a provocar chuva forte

"Com a ZCIT voltando a atuar sobre a costa norte do Nordeste, a expectativa é de que essa deficiência de chuva diminua nas três capitais, São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE) nos próximos dias", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

As áreas de instabilidade vão atuar ao longo da semana entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte, provocando pancadas de chuva frequentes e de moderada a forte intensidade. Há risco de chuva forte inclusive nas capitais até o final do mês. 

 

Foto: Raimundo Souza. Ubajara/CE.

 

Enquanto isso, outras áreas de instabilidade tendem a ganhar a força pela costa leste do Nordeste em razão da presença de um Vórtice Ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN). Toda faixa litorânea entre a Bahia e a Paraíba poderão ter pancadas de chuva moderadas nos próximos dias. 

 

Confira o acumulado de chuva estimado para todo o Nordeste nesta última semana de março:

 

chuva_Nordeste_27.03

 

 

 

Veja no Agroclima: Segunda safra tem perspectiva de ser cheia

  

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

32°
max

25mm / 67%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

30mm / 67%