Oferecido por
Curitiba, capital do Paraná, completa 325 anos de fundação nesta quinta-feira, 29 de março de 2018. A chuva já causou vários transtornos em Curitiba durante o mês de março e pode voltar a complicar a vida na cidade nas comemorações pelo aniversário nesta quinta-feira e também no feriado da Páscoa.
Aniversário com tempo instável
Curitiba tem uma quinta-feira com muita nebulosidade, mas passou a manhã sem chuva. Porém, as condições para chuva aumentam no decorrer da tarde com a intensificação de áreas de instabilidade que estão espalhadas por quase toda a Região Sul do Brasil.
A previsão é de as pancadas de chuva com raios voltem a ocorrer até o fim da tarde e na noite desta quinta-feira, 29, e há risco de chuva moderada a forte. Não se pode descartar o risco de formação de alguns bolsões com alagamento.
Chuva de março supera a média
Em Curitiba, em 29 dias, choveu 273,0 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, 86 % acima do normal para março. O volume médio de chuva para março é de aproximadamente 147,0 mm, considerando as novas médias calculadas pelo INMET para o período de 1981 a 2010.
Curitiba faz aniversário no dia 29 de março
Feriado de Páscoa
O tempo permanece instável na região de Curitiba durante o feriado da Páscoa. Áreas de instabilidade permanecem sobre a Região Sul do Brasil e nuvens carregadas continuam crescendo também sobre a Grande Curitiba e por todo o estado do Paraná. Tanto na sexta-feira, 30 de março, como no fim de semana, as pancadas de chuva com raios serão frequentes à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todas as regiões paranaenses. Os períodos com sol também devem ocorrer, mas em geral junto de muitas nuvens. O ar continua quente e abafado por todo o Paraná.
Litoral
As áreas de instabilidade no litoral do Paraná serão mais persistentes. Assim, durante todo o feriado prolongado da Páscoa, as praias paranaenses terão predomínio de muitas nuvens e chuva, com chance de mormaço. Há risco de chuva moderada a forte e a população deve ficar atenta com deslizamento de encostas, pois já choveu muito durante o mês de março.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a região de Morretes já acumulou 318 mm em 29 dias, sendo que a média de chuva para março é de 220 mm.
Foto de Gessica Souza, Curitiba (PR)