Grande massa de ar seco cobre o Sul do Brasil

09/04/2018 às 15:36
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Menores valores de umidade do ar deverão ser observados na Região durante esta terça-feira.

A semana começou seca no Sul do Brasil sob a influência de um sistema de alta pressão, que veio ganhando força entre o Paraguai e a Argentina. Os próximos dias vão continuar com muito sol, pouca chuva e níveis de umidade do ar em queda. 

 

Ar seco afasta chuva do Sul 

Uma massa de ar seco de origem polar começou a ganhar força sobre o Sul do Brasil no final da semana passada e vem garantindo dias ensolarados. O sistema reduz a umidade na Região e inibe a ocorrência de chuva. O resfriamento é sentido apenas na madrugada, mas a tarde é quente. 

 

Valores de umidade do ar abaixo de 30% já foram observados no último domingo (8), com registro de 25% em Planalto (PR) e 26% em Japira (PR). A mesma situação se repetiu na tarde desta segunda-feira (9). 

 

Vários municípios do interior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul poderão entrar em atenção com valores de umidade do ar entre 20% e 30% nas horas mais quentes da tarde.   

 

Como se mede a umidade do ar?

 

Somente o litoral de Santa Catarina e do Paraná poderão ter chuva rápida, por conta de pequenos núcleos de nuvens carregadas. 

 

Foto: Márcia Ecker. Maravilha/SC

 

Quando volta a chover?

O Sul do Brasil vai seguir a semana com predomínio de tempo seco, baixa umidade e quase sem chuva. As mudanças no tempo voltam a acontecer só no final da semana com o avanço de uma nova frente fria a partir de quinta-feira (12).  

 

Semana de grande contraste de umidade sobre o Brasil:

 

 

 

Veja no Agroclima: Colheita da soja é favorecida no centro-norte do BR