Fim do racionamento em Brasília?

04/05/2018 às 08:32
por César Soares

Atualizado 04/05/2018 às 11:50

Oferecimento
Chuva do início do ano elevou o nível dos reservatórios

O governo do Distrito Federal anunciou nesta semana que o racionamento de água para a população pode ter fim no dia 15 de junho. Essa boa notícia teve grande influência da chuva que ocorreu desde o início do ano na região. Mas será que com a chegada do inverno a população do Distrito Federal pode ficar tranquila com relação aos recursos hídricos?

 

No fim do ano passado (2017), o reservatório Descoberto, um dos principais no fornecimento de água, chegou em um dos seus níveis mais críticos. Durante o mês de novembro o volume armazenado chegava a apenas 5%, segundo informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA).

 

Um grande "aliado" no combate aos baixos níveis dos reservatórios foi exatamente a chuva que ocorreu de forma abundante e persistente desde o início do ano de 2018.

 

Graf_chuva_BRA

 

Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vemos que os volumes acumulados de chuva se elevaram bastante na estação chuvosa. As barras em azul representam a chuva acumulada, as vermelhas o normal de chuva para aquele mês. Note que a partir do mês de fevereiro, a chuva acumulada superou a média e essa situação permaneceu até o mês de abril.

 

 reservatorio_adasa

 

Com mais água disponível nas áreas de captação, os reservatórios tiveram um grande aumento nos seus níveis acumulados. Foi o caso do Descoberto/DF que iniciou o período chuvoso da região com apenas 5% e chegou ao mês de maio com 91,1% segundo os índices apurados pela ADASA.

 

Com isso será que a população está "livre" de um racionamento de água? 

O momento exige cautela. Claro que a notícia do fim do racionamento é ótima, mas o consumo consciente necessita ser contínuo. Um dos grandes problemas para a região é que a partir de agora entraremos na estação seca, ou seja, passa a chover menos na região e a previsão também não é animadora. Segundo a Climatempo, o volume previsto de chuva pode ficar levemente abaixo do normal no Distrito Federal ao dos próximos 3 meses, lembrando que a média já é baixa nesta época do ano.

Poucas frentes frias conseguem avançar pela costa leste brasileira a partir do mês de maio e o ar seco permanece sobre as áreas centrais do país facilmente, inibindo a formação de nuvens de chuva.