Litoral da Bahia continua com chuva nesta quarta-feira

22/05/2018 às 16:41
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ventos marítimos se intensificam e espalham mais umidade sobre o sul e leste do estado

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia trouxe chuva forte para o sul do estado. O sistema começa a se afastar para alto mar, mas os ventos marítimos vão continuar trazendo umidade para todo o litoral da região durante esta quarta-feira (23). O tempo segue instável e há condições para mais chuva. 

 

Chuva no sul da Bahia 

Municípios do sul da Bahia registraram chuva forte entre a segunda-feira (28) e esta terça-feira (29). Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram acumulados 37,5 mm em Canavieiras no período de 24 horas. 

 

Pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), já choveu cerca de 91 mm em Belmonte/Centro, até às 16 horas desta terça. O acumulado está em 28,9 mm em Santa Cruz Cabrália/BR367 e 26 mm em Porto Seguro/Paraguai.

 

Foto: Gilliard Silva. Porto Seguro/BA.

 

Tempo segue instável 

Todo o litoral da Bahia pode ter chuva a qualquer hora nesta quarta-feira, incluindo a região de Salvador. A chuva pode cair moderada à forte em alguns momentos. As temperaturas também vão diminuir um pouco na comparação com os últimos dias. 

 

Os ventos marítimos vão conseguir levar umidade até a Chapada Diamantina e o Planalto da Conquista, onde podem ocorrer algumas pancadas de chuva. 

 

O litoral da Bahia ainda terá mais uma frente fria esta semana, com previsão de chegada na quinta-feira (24), o que deve reforçar as áreas de instabilidade. As pancadas de chuva ainda serão frequentes até o fim de semana.

 

Outras áreas litorâneas do Nordeste também vão seguir com pancadas de chuva até o final da semana. Especialmente, a costa norte termina a semana mais instável com aumento da chuva por conta da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já pelo interior do Nordeste, o ar seco predomina e a chance de chuva é baixa. 

 

 

Veja no Agroclima: Feijão apresenta danos pontuais por causa de geada 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 60%