Sul começa a esquentar, mas SC registra temperatura negativa

19/06/2018 às 11:28
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/06/2018 às 17:05

Oferecimento
Ar polar intenso está se afastando e o frio diminui nos próximos dias, mas inverno começa com outra frente fria

Com o afastamento do centro de uma massa de ar frio de origem polar para o oceano, a temperatura subiu de forma geral no Sul do Brasil e a madrugada de 19 de junho já não foi tão gelada como nos últimos dias. Mesmo assim, temperaturas abaixo de 0°C foram voltaram a ocorrer na região serrana de Santa Catarina.

 

De acordo com a medição do Epagri-Ciram, do governo de Santa Catarina, a temperatura em Bom Jardim da Serra chegou aos 3,4°C negativos. Em um local de Urupema, a temperatura chegou aos 2,1°C negativos e em São Joaquim/Santa Isabel, a mínima foi de -0,3°C.

 

As baixas temperaturas na parte mais elevada da serra catarinense provocaram geada e também finas camadas de gelo que proporcionaram belas imagens. As fotos a seguir são de autoria de de Mycchel Leganghi, das Agência de notícias São Joaquim Online.


SC_São-Joaquim-por--_Mycchel-Hudsonn-Legnaghi--São-Joaquim-Online_19-6-18-congelamento-(3)

 


SC_São-Joaquim-por--_Mycchel-Hudsonn-Legnaghi--São-Joaquim-Online_19-6-18-geada-(2)

 

SC_São-Joaquim-por--_Mycchel-Hudsonn-Legnaghi--São-Joaquim-Online_19-6-18-congelamento-(4)

 

 

 

SC_São-Joaquim-por--_Mycchel-Hudsonn-Legnaghi--São-Joaquim-Online_19-6-18-congelamento-(2)

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou geada fraca em Cambará do Sul, onde a temperatura mínima foi de 2,5°C.

Nas capitais da Região, o frio também diminuiu. Em Porto Alegre, a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 8,0°C, em Florianópolis a mínima foi de 15,9°C e Curitiba teve mínima de 11,4°C.

Entre os dias 14 e 17 de junho, quando centro desta massa de ar frio ainda estava sobre o interior do continente, e passou sobre o Rio Grande do Sul, Porto Alegre registrou sucessivos recordes de madrugada e de tarde mais fria de 2018, e Florianópolis e Curitiba tiveram também suas tardes mais geladas deste ano, até agora.

Confira os recordes atuais frio nas capitais do Sul, segundo o INMET

Porto Alegre: 2,6°C, em 17/6 (menor temperatura mínima) e 12,1°C em 15/6 (menor temperatura máxima).

Florianópolis: 7,0°C, em 8/6 (menor temperatura mínima) e 15,3°C em 15/6 e 16/6 (menor temperatura máxima).

Curitiba: 0,7°C, em 9/6 (menor temperatura mínima) e 15,3°C em 15/6 e 16/6 (menor temperatura máxima).



Temperatura em elevação

O centro de uma massa de ar frio polar é a parte mais intensa do sistema e nesta terça-feira é observado sobre o mar, ao largo do litoral da Região Sudeste. A tendência nos próximos dias é que esta massa de ar frio se desloque sobre o mar, afastando-se cada vez mais do Brasil. Assim, o frio diminui gradualmente até o fim da semana. As noites e madrugadas ficam menos frias e as tardes vão ficando mais quentes.



Inverno começa com frente fria

Os últimos dias do outono de 2018 estão sendo gelados e ensolarados em quase todo o Sul do Brasil. O tempo seco e céu com poucas nuvens predominam até a quarta-feira e a temperatura sobe. Porém, na quinta-feira, 21 de junho, início oficial do inverno, outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul e começa a mudar o tempo na Região Sul

 

A nova estação começa na quinta-feira, 21, com aumento da nebulosidade e previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para quase todas as regiões gaúchas. Para a Grande Porto Alegre, a previsão é de chuva só à noite. O sol predomina em Santa Catarina e no Paraná.

Na sexta-feira, 22 de junho, esta frente fria se afasta no mar, mas suas áreas de instabilidade ainda provocam chuva em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A temperatura cai nos dois estados, mas o frio não é intenso.

Durante o sábado, 23 de junho, outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul trazendo mais pancadas de chuva. No domingo, a chuva desta frente fria se espalha também sobre Santa Catarina e sobre o sul e o leste do Paraná.

 

Leia também: Mais de 100 mil raios em 48h no Rio Grande do Sul

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%