Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Inverno não deve ser rigoroso em São Paulo

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Inverno não deve ser rigoroso em São Paulo

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: Cristian Prado Matheus Barueri/SP

    3 min de leitura

    Oferecido por

    O inverno começou com as características bem típicas da estação: tempo ensolarado e seco em todo o estado de São Paulo. Mas, chama a atenção a elevação nas temperaturas neste início de estação, que estão bem acima do normal para esta época do ano.  

     

    Os dias de frio mais intenso e prolongado já ocorreram no fim de maio e neste mês de junho, com a passagem de massas polares por São Paulo. Durante o outono, a menor temperatura mínima foi de 9,3°C e a menor máxima foi de 16,2°C, registradas respectivamente nos dias 21 de maio e 17 de junho, oficialmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Estes também foram os recordes de frio de 2018 na capital paulista até o momento.  

     

    O inverno vai ser rigoroso?

    "Ainda há expectativa de massas polares passando por São Paulo durante o inverno, mas dificilmente o frio observado no outono será batido. Também não devemos ter dias prolongados de frio", explica o meteorologista Alexandre Nascimento. 

     

     

    A previsão indica um inverno muito parecido com o do ano passado, ou seja nada de frio muito intenso. Ainda teremos eventos de frio, mas na maior parte do tempo as temperaturas vão ficar amenas.

     

    Em Julho, por exemplo a média das mínimas é de 12°C e das máximas de 22°C. Em agosto e setembro podemos ter até dias mais quentes do que a média, com tardes acima dos 24°C na cidade de São Paulo.

     

    Foto: Cristian Prado Matheus Barueri/SP

     

    Como fica a chuva? 

    A chuva no mês de junho já está abaixo da normalidade para o período. Do início do mês até esta quinta-feira (21), choveu apenas 12,7 mm pelo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média de chuva para junho é de 50,3 mm. 

     

    "Podemos ter algumas frentes frias provocando um pouco mais de chuva do que o normal durante o mês de julho só no leste do Estado de São Paulo, incluindo a região da capital. Mas, é importante lembrar, que essa chuva do inverno não enche reservatório e o Sistema Cantareira já vem apresentando queda", acrescenta o meteorologista Alexandre Nascimento. 

     

    Em setembro vamos continuar com pouca chuva, podendo chover apenas no norte de São Paulo no final do mês. A estiagem também traz mais um agravante que é o aumento da proliferação de queimadas nesta época do ano. 

     

     

    Quer saber mais? Confira aqui a previsão de clima para toda a Região Sudeste. 

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias