Tempestade Tropical Chris se forma na costa dos EUA

08/07/2018 às 17:56
por Bruno Maon

Atualizado 08/07/2018 às 19:17

Oferecimento
Chris deve ser classificada como furacão neste começo de semana

Às 6h da manhã deste domingo, Horário de Brasília, a Depressão Tropical que estava no Atlântico Norte, próximo à costa leste dos Estados Unidos  (veja imagem abaixo) foi classificada como Tempestade Tropical e nomeada como Chris. Isso significa que os ventos da tempestade atingiram velocidades superiores a 62 km/h. A previsão do NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) indica que Chris deve ser classificada como furacão nesta segunda-feira, quando a velocidade dos ventos superar 118 km/h.

 

EUA

Fonte: RealEarth

 

No entanto, não há expectativa que Chris possa provocar grandes estragos em solo norte-americano. A tempestade apresenta um lento deslocamento rumo à sudoeste, e a partir de terça-feira (10) deve se deslocar ainda lentamente para nordeste, o que a colocará ainda mais distante dos atuais 260 km que a separam dos Estados Unidos. Algumas pancadas fortes de chuva são esperadas para a faixa litorânea da Carolina do Norte nos próximos dias, mas totalizando um acumulado inferior a 50mm. Rajadas de vento de até 80 km/h podem atingir o litoral do estado norte-americano.

 

Próximo ao centro da tempestade, em alto-mar, a previsão é que as rajadas mais fortes de vento alcancem os 135 km/h entre terça e quarta-feira (11), com chuva volumosa e forte agitação marítima.

 

A partir de quinta-feira (12), quando estiver em águas mais frias, a norte de sua localização atual, Chris deve sofrer uma transição de ciclone tropical para ciclone extratropical, o que deve diminuir a velocidade dos ventos e provocar a dissipação do sistema durante o próximo fim de semana.


Saiba como será a temporada de furacões no Atlântico em 2018

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

0mm / 0%