Vai chover em Julho?

14/07/2018 às 16:15
por César Soares

Oferecimento
Secura no Sudeste tem sido maior destaque do mês

Secura no Sudeste tem sido maior destaque do mês

 

Dias de tempo firme, muito sol, elevação da temperatura. Em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, essa frase tem sido repetida várias vezes na previsão do tempo. E diante da secura desde o início do inverno, uma pergunta acaba surgindo em diversas rodas de conversa: "quando será que volta a chover?"

 

Primeiro temos que lembrar que o inverno é uma estação Climatologicamente seca sobre a região central do Brasil. As frentes frias começam a ter dificuldade para avançar do Sul para o litoral do Sudeste, e com isso não temos a canalização da umidade da Amazônia, que por sua vez também começa a diminuir nesta época do ano, mas será que está chovendo pouco mesmo?

 

Sem título

O gráfico de chuva mostra que até o dia 14 de julho nenhuma das capitais do Sudeste registrou chuva nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia. Tivemos a passagem de poucas frentes frias que não provocaram chuva diretamente sobre as estações, isto é, até tivemos chuva, mas não que acumulasse e pudesse ser utilizada para efeitos de comparação com o normal para a época do ano.

 

E essa ausência de chuva também foi observada no Centro-Oeste do Brasil.

 

Sem título2

 

As frentes frias que avançam pelo Atlântico Sul, são as responsáveis por deslocar temporariamente a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Quando a ASAS esta sobre a América do Sul, ela traz o ar seco de 6 km de altura para a superfície e acaba por impedir a formação de nuvens de chuva, ou seja, é a manutenção do ar seco sobre a região central brasileira.

 

 

 

Ok, mas quando volta a chover?

Depois de falarmos sobre toda essa secura, a pergunta que surge na cabeça de todos é exatamente quando teremos chuva. E se esta ainda vem no mês de julho.

Há a previsão da passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste a partir do dia 25 deste mês, mas não devemos nos animar tanto, afinal a previsão também indica que esse sistema trará pouca chuva para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste.