Oferecido por
Depois de uma semana inteira com ar muito seco e poluído na Grande SP, finalmente o tempo mudou e trouxe alívio para a secura do ar. Durante toda a semana passada, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 30% na Grande SP.
Na segunda-feira, 16, o INMET chegou a registrar 18% de umidade na estação do Mirante de Santana, zona norte da capital. A Cetesb registrou qualidade do ar “Muito Ruim” na Grande SP no começo da semana.
A nova frente fria começou a mudar o tempo no sábado (21). A temperatura chegou a 28ºC às 11h e às 12h os termômetros ainda indicavam 27°C, mas às 15h a temperatura já havia despencado para 17°C na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana. A entrada do vento frio e úmido favoreceu a formação de muita névoa na cidade e até chuviscos isolados. No litoral o vento entrou forte ainda durante a tarde e a temperatura também caiu de forma acentuada. No final da manhã os termômetros ainda indicavam quase 31°C em Bertioga, mas já ao meio dia a temperatura caiu para 19°C na Baixada Santista. Houve uma rajada de até 74 km/h em São Sebastião, no litoral norte paulista.
No domingo o tempo ficou mais nublado em toda a faixa leste e sul do estado. No litoral até choveu fraco ao longo do dia. Na região da Grande SP e nos vales do Paraíba e do Ribeira, apesar da grande quantidade de nuvens, e do registro de chuviscos durante a madrugada, o tempo ficou firme no decorrer do dia.
Imagem de satélite do cana visível, das 08h45 (horário de Brasília) deste domingo, 22.
A passagem desta frente fria trouxe mais ventos para a Grande São Paulo, que já ajudaram a diminuir a concentração de poluentes. De acordo com a Cetesb, todas as estações da Grande SP registravam qualidade do ar “Boa”.
Mapa de Qualidade do ar. Fonte: Cetesb
Só nuvens no interior
Esta frente fria que passou sobre São Paulo neste fim de semana provoca apenas aumento da nebulosidade sobre o interior de São Paulo, principalmente no sul e oeste paulistas. Mas por enquanto ainda não há expectativa de chuva.
Segunda-feira
Hoje uma massa de ar seco volta a se estabelecer no estado de São Paulo, por isso nenhuma região terá chuva. Apesar do amanhecer mais nublado no leste do estado, o sol vai aparecendo aos poucos e tempo fica aberto nesta segunda-feira. A temperatura tende a subir mais em relação ao domingo e a máxima já deve alcançar os 26°C na capital.
Confira a temperatura nos próximos dias
Foto por Alexandre Galvão, São Paulo/SP
Nova frente fria!
Mais duas frentes frias vão passar por São Paulo até o fim de julho. A primeira durante a terça-feira, 24 de julho, e a segunda deve chegar ao estado no dia 29 de julho. Estas frentes virão mais fortes e poderão provocar um pouco de chuva na Grande São Paulo e em algumas áreas pelo interior, além do litoral.
Para a terça-feira a previsão indica um aumento na umidade no leste do estado. A capital e o litoral vão ficar com muita nebulosidade e por causa do excesso de nuvens e também a entrada de ar polar, a temperatura não vai subir muito nestas regiões. Na região metropolitana só deve chuviscar em alguns momentos. No litoral pode chover de fraca a moderada intensidade. O interior paulista não vai sentir influencia deste sistema. As áreas ao norte e oeste continuam com bastante sol e nada de chuva.