Fim de semana de virada no tempo em MS e parte de MT

31/08/2018 às 16:35
por Angela Ruiz

Oferecimento
Depois do calorão a temperatura cai

Depois de a semana ter começa fria no Mato Grosso do Sul, o sol voltou a predominar no meio da semana e o termômetro disparou em algumas áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Neste sábado (01), há condições para um novo recorde de calor do ano em Campo Grande e Cuiabá.

 

O último recorde e temperatura em Cuiabá foi registrado na quinta-feira (30) e registrou 39,3°C. Este é o nove recorde de calor de 2018. Em Campo Grande o último recorde é 34,5°C, ambas capitais podem registrar um novo recorde, neste primeiro dia de setembro. Mas, o fim de semana será de virada no tempo, alertam os meteorologistas da Climatempo.

 

Áreas de instabilidade de uma frente fria se deslocam ao longo deste sábado sobre o sul de Mato Grosso do Sul e em áreas de fronteira. Em Ponta Porã, o dia começa com tempo fechado e chuva. O excesso de nebulosidade e a entrada de uma massa de ar de origem polar provocam queda de temperatura.

 

As condições de chuva aumentam também em Campo Grande e Cuiabá e o calorão diminui. A mudança na direção dos ventos e a entrada da umidade provocam pancadas de chuva isolada acompanhada de trovoadas na região do pantanal mato-grossense.  Em Goiás, no Distrito Federal e no norte e leste de Mato Grosso, o ar seco predomina faz calor e não chove.

 

No domingo (02), estas áreas de instabilidade tendem a crescer mais e se deslocar sobre outras áreas do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Há risco para chuvas fortes várias vezes ao dia, acompanhadas de raios e rajadas de vento na região de Campo Grande. A temperatura fica baixa.

 

Em Cuiabá, a nebulosidade aumenta e o tempo fecha. O dia amanhece abafado e a temperatura só vai caindo ao longo do dia com previsão de chuviscos à tarde e a noite. É muito provável que ocorra temperatura invertida, ou seja, quando a temperatura mínima ocorre à tarde.

 

No extremo sul de Goiás, a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 

Em Goiânia e Brasília, norte e leste de Mato Grosso o predomínio é do ar seco e quente que determina um fim de semana de calor e baixa umidade.     

 

Foto: Fernando Flores - Vicentina - MS

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

14°
min

29°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

11°
min

22°
max

0mm / 0%