Chuva diminui no Norte do Brasil

14/09/2018 às 16:38
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar seco ganha força no Pará

Tem chovido em grande parte do Norte do Brasil o que é normal para esta época do ano, mas também existe alguns estados que estão quase ou sem nenhuma chuva nesta primeira quinzena, como é o caso de Palmas, no Tocantins que ainda não registrou uma gota de chuva. 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em Boa Vista, do dia 01 de Setembro até o dia 13/09, já foram acumulados aproximadamente 190 milímetros sendo que a média do mês é 104 milímetros. Ainda de acordo com o órgão, o maior volume de chuva ocorrido na cidade neste mês aconteceu entre os dias 09 e 10 quando uma tempestade desabou na cidade e acumulou um total de 112,2 milímetros de chuva. É um valor muito alto para em um período de 24 horas em qualquer lugar do país.

 

Neste último fim de semana de Inverno, o ar seco ganha força sobre o Norte do Brasil e dificulta a formação de nuvens sobre o Tocantis, Amapá e o Pará. Nestes três estados, não há expectativa de chuva e o calor aumenta. A umidade relativa do ar fica baixa com índices próximos ou abaixo de 30% em muitas localidades, inclusive na capital Palmas. 

 

No Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima,  a chuva também vai diminuir.  ao longo do sábado e do domingo, o predomínio será de sol, calor e pancadas de chuva que em alguns momentos pode vir acompanhada de raios. Vale lembrar que a chuva será isolada e cai de forma irregular, especialmente à tarde e a noite.    

 

Foto: Roberto Meira - Belém - PA

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

29°
max

20mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

30°
max

25mm / 83%