Será que você aguenta o B r o bró do Piauí?

18/09/2018 às 17:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba o que é como se pronuncia esta curiosa expressão típica deste estado.

Quando chega setembro, a população do Piauí já sabe: vai começar o B R O BRÓ. E quem não é do Piauí fica só no “b”, de boiando, sem entender nada. Saiba o que quer dizer B R O BRÓ e o que isto tem a ver com a meteorologia. Será que você aguentaria viver nesta parte do Brasil durante o B r o bró?

 

Como se fala?

Primeiro é preciso aprender a pronúncia correta, como se fala lá no Piauí. A forma correta de dizer

B r o bró é bê, erre, ó (aberto) bro. Então: fale as letras “B”,”R” e “O” separadamente e depois tudo junto formando o BRO, sendo que os dois “O” são abertos, como se tivessem um acento agudo.

 

O que é o  B r o bró?

O B r o bró começa em setembro e vai até dezembro. É assim que a população do Piauí chama a época mais quente do ano. O calor do B r o bró não é um calor de 32°C. É um calor em torno dos 40°C em quase todos os dias e na maioria das regiões do Piauí.

 

A curiosa expressão vem da junção das últimas sílabas dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro, dezembro.

O mapa de Climatologia de Teresina mostra que a maiores médias da temperatura máxima são nos meses de setembro a novembro

 

 

 

Pouca chuva e muito calor

Os meses de setembro, outubro e novembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque ainda temos pouca chuva nestes meses. A falta de nebulosidade e de chuva permitem que o sol fique forte por muitas horas e que o ar esquente muito.

Além do calor intenso por muitas horas e dias consecutivos, a população do Piauí tem que aguentar a secura extrema do ar, com níveis de umidade entre 10% e 30%, muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

 

 

 

Foto de Lavinia Salazares, Oeiras (PI)

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

32°
max

12mm / 67%