Risco de temporais em MG e no ES

15/10/2018 às 18:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Condições para chuva são altas até o fim da semana

Uma frente fria que avançou para litoral do Espírito Santo estimulou a formação de nuvens muito carregadas sobre a Grande Belo Horizonte, pelo oeste de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira. A chuva caiu forte na tarde da segunda-feira, 15 de outubro, e com vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 61 km/h em Florestal (Grande BH), 64 km/h em Paracatu, 67 km/h em Ouro Branco e 80 km/h em João Pinheiro.

Em apenas 1 hora choveu 43,0 mm em Oliveira. Em vários locais da Zona da Mata Meira choveu de 20 mm a 40 mm entre 14h e 17h, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.



Há muita umidade no ar por toda a Região Sudeste e as condições para chuva são altas em todos os estados nesta terça-feira, 16 de outubro Porém, a circulação de ventos sobre a Região Sudeste vai fazer com que a maior concentração de nuvens carregadas ocorra entre Belo Horizonte, o Noroeste de Minas Gerais e o Espírito Santo.

 

Risco de temporais

É alto o risco de chuva forte sobre a Grande Belo Horizonte, o Noroeste de Minas, a região do Vale do Jequitinhonha, no Vale do Rio Doce e sobre o Espírito Santo. Pode chover forte também em Vitória. Todas estas áreas podem ter raios e fortes rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h.

Com o excesso de nebulosidade e a chuva, a temperatura já não sobe tanto como nos últimos dias.

 

Na quarta-feira, 17, o Espírito Santo permanece muito instável, com chuva frequente no estado e risco de chuva moderada a forte especialmente no litoral.

Já nas áreas ao centro-norte e leste de Minas Gerais, a quarta-feira, 17, será com períodos de sol e previsão de chuva com raios à tarde e à noite, mas o risco de temporal continua.

 

Belo Horizonte e as outras regiões de Minas Gerais também terão mais pancadas de chuva na terça e na quarta-feira, mas com menos intensidade do que no norte e leste mineiro.

 

As condições para chuva no centro-norte e leste de Minas e no Espírito Santo diminuem na quinta sexta-feira, mas devem aumentar novamente no fim de semana com a chegada de outra frente fria ao litoral capixaba.

Confira a previsão para a Região Sudeste nos próximos dias.

 

 

 

Foto de Reinado Diniz Siveira, Porteirinha (MG)

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

21°
min

33°
max

25mm / 90%

Vitória - ES

25°
min

35°
max

0mm / 0%