Centro-Oeste tem mais temporais nesta segunda

05/11/2018 às 02:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/11/2018 às 02:48

Oferecimento
Em 4 dias, Brasília acumulou 30% da chuva de novembro.

O fim de semana foi marcado por muita chuva na região Centro-Oeste do Brasil. Em Primavera do Leste, em Mato Grosso, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 105,2 milímetros de chuva entre 9 horas do sábado e 9 horas deste domingo. Na região de Silvânia, em Goiás, choveu 67 milímetros neste mesmo período.

 

 

Em Brasília, o acumulado de chuva entre o sábado e domingo foi de 44,2 mm. O total acumulado em novembro em apenas 4 dias na região de Brasília já está em quase 66 mm, que correspondem a cerca de 30% da média de chuva para todo mês de novembro aproximadamente 227 mm

 

 

DF_Brasília-por-Jean-Claude-21-10-18-chuvoso

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

 

Baixa pressão e frente fria

As áreas de instabilidade na região centro-oeste continuam muito ativas nesta segunda-feira. Estes sistemas ficam organizados por causa da circulação de ventos nos níveis mais baixos da atmosfera, que formam áreas de baixa pressão atmosférica. Mas a passagem de uma frente fria pelo Espírito Santo ajuda a provocar mais instabilidade especialmente sobre Goiás e sobre o Distrito Federal.

Por isso esta segunda-feira é de alerta nessas áreas do Centro-Oeste. A previsão é de pancadas de chuvas frequentes e a risco de temporais, inclusive em Goiânia e também em Brasília. Em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva também podem ser de forte intensidade, principalmente à tarde e à noite.

 

Semana instável

Esta será uma semana muito instável na região Centro-Oeste do país. A chuva dará pouca trégua. Todos os estados e o Distrito Federal terão muitas pancadas de chuva até o final desta semana. Há risco de vários temporais nos próximos dias. Todas as capitais também estão sujeitos a chuvas de forte intensidade

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

29°
max

20mm / 67%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 90%