Oferecido por
Uma nova frente fria passa pelo sul da Bahia nesta segunda-feira (5) e estimula a formação de nuvens carregadas. Hoje, as condições de chuva aumentam no sul e no centro-oeste baiano. A umidade também está mais elevada, facilitando a ocorrência de pancadas de chuva com raios pelo interior do Maranhão e do Piauí.
Pela manhã choveu em Estreito (MA) com acumulado perto de 10 mm segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia e uma chuva rápida foi observada em Oeiras (PI). Ao longo do dia podem ocorrer mais pancadas de chuva com moderada até forte intensidade no interior de ambos os estados. Há possibilidade de chuva em Teresina (PI), mas a chance de chuva é baixa em São Luís (MA) e em todo o litoral do Maranhão.
As nuvens de chuva devem crescer com maior facilidade sobre o sul da Bahia e a divisa com Minas Gerais por conta da proximidade da frente fria e há risco de chuva forte. Municípios do centro-oeste do estado também poderão ter pancadas de chuva a partir da tarde.
A imagem de satélite mostra nuvens da frente fria bem próximas ao sul da Bahia. Uma forte instabilidade cresceu sobre Estreito, no sul do Maranhão.
Como fica a chuva na semana
Amanhã (6), o ar úmido se espalha um pouco mais e a instabilidade tende a aumentar sobre a Bahia, o Maranhão e o Piauí. As pancadas de chuva vão continuar e com risco de chuva moderada à forte. Entretanto, a frente fria já começa a se afastar para o oceano.
A partir de quarta-feira (7), a chuva diminui principalmente pelo interior dos estados. O litoral da Bahia vai permanecer instável, com chuva e períodos de sol no decorrer da semana.
Foto: Alan Oliveira. Rio do Pires/BA.