Frente fria passa pelo sul da Bahia

05/11/2018 às 12:02
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade se formam e condições de chuva aumentam no estado, no Maranhão e no Piauí.

Uma nova frente fria passa pelo sul da Bahia nesta segunda-feira (5) e estimula a formação de nuvens carregadas. Hoje, as condições de chuva aumentam no sul e no centro-oeste baiano. A umidade também está mais elevada, facilitando a ocorrência de pancadas de chuva com raios pelo interior do Maranhão e do Piauí. 

 

Pela manhã choveu em Estreito (MA) com acumulado perto de 10 mm segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia e uma chuva rápida foi observada em Oeiras (PI). Ao longo do dia podem ocorrer mais pancadas de chuva com moderada até forte intensidade no interior de ambos os  estados. Há possibilidade de chuva em Teresina (PI), mas a chance de chuva é baixa em São Luís (MA) e em todo o litoral do Maranhão. 

 

As nuvens de chuva devem crescer com maior facilidade sobre o sul da Bahia e a divisa com Minas Gerais por conta da proximidade da frente fria e há risco de chuva forte. Municípios do centro-oeste do estado também poderão ter pancadas de chuva a partir da tarde. 

 

sat_BA_05.11

  A imagem de satélite mostra nuvens da frente fria bem próximas ao sul da Bahia. Uma forte instabilidade cresceu sobre Estreito, no sul do Maranhão. 

 

Como fica a chuva na semana 

Amanhã (6), o ar úmido se espalha um pouco mais e a instabilidade tende a aumentar sobre a Bahia, o Maranhão e o Piauí. As pancadas de chuva vão continuar e com risco de chuva moderada à forte. Entretanto, a frente fria já começa a se afastar para o oceano.

 

A partir de quarta-feira (7), a chuva diminui principalmente pelo interior dos estados. O litoral da Bahia vai permanecer instável, com chuva e períodos de sol no decorrer da semana. 

 

Foto: Alan Oliveira. Rio do Pires/BA.

 

 

 


CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

24°
min

33°
max

0mm / 0%

Teresina - PI

25°
min

39°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06