Natal terá chuva na maior parte do Brasil

24/12/2018 às 12:21
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar quente e úmido facilita a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas

Como é normal nesta época, o ar quente e úmido já está espalhado sobre o país facilitando a formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte.

 

Na Região Sul, o sol aparece no Dia de Natal. A presença de um ar mais seco inibe a ocorrência de chuva no centro-sul do Rio Grande do Sul e não chove. O leste de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis terá um dia com sol e muitas nuvens, sem chuva.  Nas demais áreas catarinenses, no norte gaúcho e no Paraná, o sol aparece as nuvens crescem e se espalham e há previsão de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

 

A presença de uma área de baixa pressão no mar estimula o fluxo de umidade e favorece a formação de áreas de instabilidade entre o litoral do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. O tempo fica muito instável no Natal em parte do Sudeste do país. Para o centro-sul do Espírito Santo, será um dia de alerta para o risco de chuva forte, inclusive em Vitória. Em Belo Horizonte a chuva pode vir acompanhada de raios.

 

No Rio De Janeiro, o Dia de Natal será marcado por céu nublado, diminuição da temperatura e chuva o dia todo que por vezes pode ser forte.

 

Em São Paulo, o dia começa com muita nebulosidade a alguns períodos de sol. A partir da tarde há condições para pancadas de chuva pelo interior com raios. Na capital, chove de forma isolada com fraca intensidade intercalando períodos de sol.  

 

A maioria das áreas de Minas Gerais segue com muitas nuvens, alguns períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Chove a qualquer hora no dia  25 de dezembro, na região do triângulo mineiro, mas sempre com alguns período de sol no decorrer do dia.

 

Na Região Centro-Oeste, muita umidade, ar abafado e mais chuva para o dia de Natal. A previsão é de que grandes áreas de instabilidade continuem se formando. No Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Mato Grosso, a quantidade de nuvens é maior e pode chover a qualquer hora do dia. As demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece as nuvens crescem e se espalham e ajudam a provocar pancadas de chuva que podem ser fortes, com risco de raios.

 

No Norte do Brasil, o Natal será marcado por calor e pancadas de chuva. No oeste do Amazonas, Acre, leste do Amapá as áreas de instabilidade vão ficar mais ativas e a chuva acontece a qualquer hora do dia de forma frequente, intercalando alguns períodos de sol.

 

No Tocantins, Rondônia e no centro-leste do Pará as pancadas devem ocorrer especialmente à tarde e à noite, mas o sol vai aparecer forte por várias horas. No centro-leste do Amazonas e oeste do Pará, mesmo com a presença do sol chove já pela manhã, inclusive em Manaus. Há risco de chuva forte com raios, nestas localidades. 

Em Roraima, o ar fica mais seco e as condições para chuva são baixas no Dia de Natal.  

 

Já no Nordeste, o Natal será marcado por muito sol e calor em todas as praias. No dia de Natal, podem ocorrer algumas pancadas de chuva pelo interior da Bahia, Maranhão, Piauí. Mas nas praias o Dia de Natal será sem chuva e durante o dia o sol vai brilhar forte. Em Fortaleza, mesmo com o sol pode chover de forma passageira.

 

Foto: Roberto Meira - Açailândia - MA

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%